Com apoio da Funcap, professor da UFC desenvolve simulador virtual de ventilação mecânica online

10 de junho de 2015 - 12:41

foto

Uma plataforma online cujo foco é o ensino de ventilação mecânica com base em simulação virtual. Esse é o Xlung, criado e desenvolvido pelo médico pneumologista/intensivista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Marcelo Alcântara Holanda, em parceria com pesquisadores da UFC. A iniciativa contou com o auxílio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), utilizando recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT).

A ventilação mecânica (VM) é uma intervenção terapêutica utilizada para dar suporte ao paciente com insuficiência respiratória por meio de um aparelho, o ventilador. Com a possibilidade de ser realizada de forma invasiva ou de modo não invasiva, a VM pode favorecer uma maior chance de sobrevida dos pacientes.

A simulação virtual possibilita aos usuários a aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades em VM. Na plataforma, o paciente simulado responde à medida que os ajustes são realizados, possibilitando feedback em tempo real sobre as medidas adotadas. Os sons do movimento de ar na inspiração, os acionamentos de alarmes e as curvas de mecânica de alta definição estão presentes nas simulações.

A possibilidade de treinarmos alunos que em breve se tornarão profissionais ativos nas inúmeras UTI do nosso país traz benefícios diretos à saúde da nossa população, já que com a possibilidade de treino sem o estresse do erro, ou o risco iminente de morte, o aprendizado é mais eficaz, tornando a possibilidade de cura mais real e efetiva. Um profissional bem treinado atuará da maneira mais correta e com maior segurança”, destaca Andréa Carvalho, Diretora Administrativa na Pulmocenter/Xlung. A empresa teve o projeto “Desenvolvimento e Comercialização do Simulador Virtual de Ventilação Mecânica (Xlung)” apoiado pelo Edital 13/2010 – FIT, da Funcap.

A ideia inicial para o Xlung surgiu quando o professor associado do Departamento de Medicina Clínica da UFC, Marcelo Alcântara dava aulas no módulo de Terapia Intensiva na universidade. De acordo com Andréa Carvalho, o pneumologista percebeu que a VM era um tema peculiar em relação ao ensino por contar com muita teoria e pouca prática. “E a prática também se tornava limitada devido os ambientes de UTI, que são restritos ao atendimento de pacientes, assim como a não possibilidade de manusear em modo de treinamento, os ventiladores mecânicos, que estão nos ambientes hospitalares para dar suporte à vida”, acrescenta Andréa.

Atualmente, o Xlung conta usuários de todo o Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Espanha e Portugal. “É difícil mensurar com precisão quantos profissionais e estudantes já tiveram algum treinamento com o simulador. Por ser uma ferramenta virtual, o seu alcance se torna muito abrangente”, explica Andréa Carvalho.

Em 2011, a plataforma online ficou em primeiro lugar no Prêmio Brasil de Engenharia na categoria Educação Tecnológica. Já em 2014, foi uma das vencedoras do Programa INOVA Talentos.

Conheça o Xlung: https://xlung.net/