Modelos numéricos: pesquisador paulista contribui há 20 anos com a Funceme
22 de setembro de 2014 - 14:38
No dia 8 de setembro de 2014, na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), teve início o curso Uso de Modelos Numéricos Atmosféricos na Previsão de Tempo Operacional da Funceme. Os cerca de 20 alunos inscritos, entre meteorologistas, graduandos ou interessados na área, são capacitados por Adilson Wagner Gandu, doutor em meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador visitante na instituição cearense.
O treinamento marca os 20 anos de colaboração do professor paulista com a área de modelagem numérica atmosférica no Ceará. “Lembro que meu primeiro trabalho na Funceme foi em 1994. Passei três meses ajudando a instalar o modelo RAMs, o primeiro a ser utilizado no Estado. Na época, o Francisco Viana era presidente e nós fomos convencer o governador a comprar a licença do modelo, que naquele tempo era pago. Ele aceitou e assim começou o trabalho com auxílio da modelagem aqui”, explica Gandu.
Atualmente aposentado da USP e com Bolsa de Pesquisador Visitante (BPV) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o professor se mudou para Fortaleza para permanecer desenvolvendo trabalhos nessa área junto à Funceme. “Tenho uma história de parcerias e relação afetiva aqui. Agora estou como bolsista da Funcap e meu objetivo é passar minha experiência em modelagem para as novas gerações de meteorologistas que atuam na no Ceará”.
Nos 20 anos de colaboração, Gandu também participou do projeto EMAS (Experimento de Mesoescala na Atmosfera do Serão) em 1995, e compôs diversas vezes o corpo de meteorologistas que participam dos workshops de avaliação climática para elaborar os prognósticos da quadra chuvosa no Ceará.
Curso
Com carga horária de 24 horas/aulas e duração de seis semanas, o curso está treinando os participantes na utilização efetiva e otimizada das saídas dos modelos numéricos de previsão de tempo e nas avaliações desses modelos. Serão discutidos aspectos teóricos do tema, assim como aulas práticas e exercícios com o software de visualização e análise de dados GrADS.
Os tópicos a serem abordados são:
a) A Previsão Numérica de Tempo (PNT) no “processo” de previsão
b) Fundamentos dos modelos
c) Impacto da estrutura e da dinâmica do modelo
d) Influência da física do modelo na PNT
e) Como os modelos produzem nuvens e precipitação
f) Assimilação: como os modelos criam suas condições iniciais
g) Introdução à Previsão por Conjunto
h) Uso inteligente de produtos derivados de modelos numéricos
Com informações da Assessoria de Comunicação da Funceme