Pesquisador da UFMS apresenta sistema de informação e gestão de projetos de FAPs à Funcap

16 de setembro de 2013 - 20:04

Um sistema para gerir projetos e informações, em código aberto, compartilhado por diversas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e com desenvolvimento e manutenção constantes. Esse é o Sistema de Informação e Gestão de Projetos de Fundações de Amparo à Pesquisa (Sigfap), apresentado à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap) pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Márcio Aparecido Inacio da Silva, nesta segunda-feira (16).

Em 2002, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e o Laboratório de Engenharia de Software (Ledes) da UFMS iniciaram o desenvolvimento da plataforma. O Sigfap tem como objetivo auxiliar o planejamento, gestão, avaliação e acompanhamento de projetos científicos e de inovação nas diferentes modalidades de C,T&I, agilizando os processos administrativos por meio de um software que automatiza todos os processos internos e externos por meio de contato com a comunidade científica.

Atualmente, 13 FAPs estão utilizando a plataforma, além da Secertaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Rede Pró-Centro-Oeste). O desenvolvimento e a manutenção constantes são resultados da rede de colaboração montada pelas fundações. Cada uma conta com possibilidades de adaptação do sistema à sua realidade, como cadastro, modelos de relatórios e nomenclaturas. A melhoria desenvolvida por uma fundação será compartilhada com as demais.

Márcio é graduado e mestre em Ciência da Computação pela UFMS, além de programador do Sigfap desde 2004 e membro do Comitê de Versão e Avaliação (CVA) do sistema, responsável por avaliar e validar alterações na plataforma.

As FAPs integrantes da Rede Sigfap são:

Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul

Fapeam – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Fapemat – Fundação de Ampáro à Pesquisa do Estado do Mato Grosso

Fapitec – Fundação de Ampáro à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe

Fapergs – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Fundação Araucária – Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Fapepi – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Piauí

Fapespa – Fundação de Ampáro à Pesquisa do Estado do Pará

Fapeal – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Fapac – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre

Fapero – Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa do Estado de Rondônia

Fapes – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

FAPDF – Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal

Com informações do blog da Sigfap (http://blog.sigfap.net/)