Funcap participa de chamadas do Ciência sem Fronteiras

31 de maio de 2013 - 14:08

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) está participando das chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras para bolsas de Pesquisador Visitante Especial (PVE) e para Atração de Jovens Talentos (BJT). As inscrições estão abertas até 19 de agosto. Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) são os responsáveis pela chamada.

O objetivo das bolsas PVE é fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional por meio da atração de lideranças internacionais que tenham destacada produção científica e tecnológica para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do país.

O pesquisador indicado para a bolsa PVE deve ter reconhecida liderança científica e/ou tecnológica internacional nas áreas contempladas pelo Programa e título de doutor ou perfil equivalente. A duração das bolsas varia de dois a três anos, com permanência mínima no Brasil de 30 dias e máxima de 90 dias a cada ano de projeto, em estadias contínuas ou não.

As propostas submetidas à chamada pelos pesquisadores devem ser vinculadas aos programas de pós-graduação no Brasil recomendados pela Capes ou por unidades de pesquisa do MCTI, como Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do CNPq e grupos de pesquisa coordenados por pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) ou em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (DT).

Segundo o edital, não serão aceitas propostas cujos coordenadores já possuam projetos financiados com recursos de bolsa PVE vigentes, incluindo os concedidos por esta chamada ou por chamadas anteriores.

Já o objetivo das bolsas BJT é atrair e estimular a fixação, no Brasil, de jovens pesquisadores de talento residentes no exterior, brasileiros ou estrangeiros, com destacada produção científica ou tecnológica. A duração das bolsas varia de 12 a 36 meses e o resultado da aplicação será divulgado no segundo semestre.

A chamada ocorre em dois níveis. Para o nível A é necessário ser pesquisador doutor nas áreas contempladas pelo CsF com produção científica e tecnológica de destaque, cuja proposta seja recomendada pelo Comitê Julgador, no máximo entre os 25% mais bem classificados na demanda qualificada, levando-se em consideração a pontuação final obtida.

Para o nível B, todos os requisitos da opção A devem ser preenchidos. A única diferença é que para essa finalidade não é necessário obter a margem dos 25% mais bem classificados, pois será levada em consideração a pontuação final obtida.

Todas as propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Proposta Online, a partir da data indicada no Cronograma, por meio do Portal Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br).

Confira a chamada MEC/MCTI/Capes/CNPq/FAPs nº 70/2013 – Bolsa de Atração de Jovens Talentos (BJT).

Confira a chamada MEC/MCTI/Capes/CNPq/FAPs nº 71/2013 – Pesquisador Visitante Especial (PVE).

Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes e da Ascom do CNPq