Programas de cooperação da Capes com a Holanda têm inscrições prorrogadas até o dia 13 de maio

3 de maio de 2013 - 18:49

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a prorrogação dos prazos de inscrições de duas iniciativas de cooperação internacional com a Holanda: os programas Branetec e Capes/Nuffic. As inscrições são gratuitas, devem ser realizadas exclusivamente via internet e vão até o dia 13 de maio.

Branetec

O Programa Branetec tem como objetivo apoiar projetos de parcerias institucionais universitárias, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio acadêmico no Brasil e na Holanda e estimular a aproximação das estruturas curriculares.

Para ser inscrita, a proposta deve contemplar, obrigatoriamente, uma das seguintes áreas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos. Outros requisitos estão descritos no edital.

As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio do preenchimento de formulários e envio de documentos descritos no edital. As propostas selecionadas serão beneficiadas com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio. A publicação dos resultados está prevista para o mês de julho.

O Branetec faz parte do programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

Nuffic

O programa Capes/Nuffic selecionará projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda.

De acordo com o edital, a previsão é de que sejam selecionados até 20 (vinte) projetos conjuntos de pesquisa, com o início das atividades no ano de 2013, podendo o quantitativo ser alterado mediante interesse das duas agências e disponibilidade orçamentária.

Mais informações pelos e-mails nuffic@capes.gov.br ou callforproposals@nesobrazil.org.

Confira o edital.

Confira a página do Nuffic.

Confira a página do Branetec.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social da Capes