Inscrições abertas para o Prêmio Fotografia-Ciência & Arte

2 de maio de 2013 - 14:07

Estão abertas as inscrições do Prêmio Fotografia-Ciência & Arte 2013, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Duas categorias serão contempladas nesta 3° edição: Imagens produzidas por câmeras fotográficas, modalidades Ambiente Silvestre e Antrópico, e Imagens produzidas por instrumentos especiais (ópticos, eletromagnéticos e eletrônicos), como lupa, microscópio, telescópio, imagens de satélite, raio-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio e pet scan.

O período destinado à primeira fase do prêmio segue até o dia 30 de agosto. A premiação é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros. A imagem inscrita deverá estar associada à atividade científica ou tecnológica e ter sido produzida para fundamentar o trabalho de pesquisa, ao qual o candidato (a) esteve ou esteja vinculado.

Os objetivos da premiação são contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia, fomentar a produção de imagens com a temática relacionada à ciência, tecnologia e inovação e ampliar o banco de imagens da instituição.

Os três primeiros colocados, em cada modalidade, serão premiados. Os primeiros receberão o valor em dinheiro de R$ 8 mil, a exposição de suas imagens em locais a serem definidos e passagens e hospedagem garantidas na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na edição de 2014. Os segundos colocados receberão o valor de R$ 5 mil, e os terceiros R$ 2 mil. Para efetuar a inscrição, acesse www.premiofotografia.cnpq.br.

Prêmio

O Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte foi concebido pelo CNPq como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e criação técnica e científica brasileira. O prêmio revela talentos e traz uma tendência relativamente recente no âmbito acadêmico científico mundial, de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre pesquisa científica, tanto quanto objeto como produto de estudos e análises fundamentados na ciência.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq