Artigo de pesquisadores da UFC ganha destaque internacional

2 de maio de 2013 - 16:34

Um artigo recente dos pesquisadores Paulo Normando, Romão Nascimento e Elineudo Moura, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o pesquisador André Vieira, da Universidade de São Paulo (USP), ganhou destaque internacional após ser publicado como pesquisa de relevância excepcional na revista eletrônica Physics, da Sociedade Americana de Física (American Physical Society – APS). O título do artigo é Microstructure identification via detrended fluctuation analysis of ultrasound signal.

Os pesquisadores do Centro de Ensaios Não-Destrutivos (Cende) desenvolveram uma técnica para analisar a microestrutura de materiais com o auxílio de ultrassom, técnicas matemáticas e simulações de computador. O primeiro passo para o experimento foi simular meios com quatro diferentes densidades e quatro diferentes tamanhos médios de grãos, totalizando 16 combinações.

A próxima etapa foi simular a propagação da onda ultrassônica nos meios modelados. O resultado são sinais retroespalhados contendo diversas informações sobre a microestrutura por onde a onda propagou. Em seguida, os sinais produzidos foram processados por uma técnica conhecida como Detrended Fluctuation Analisys (DFA), e classificados por meio de algoritmos de reconhecimento de padrões baseados em rede neural.

De acordo com Elineudo Moura, o significado principal do estudo é fornecer uma prova de que é possível utilizar dados de ultrassom e técnicas de processamento de sinais e reconhecimento de padrões para obter informação sobre a fase de degradação de um material ao nível microscópico. “Quando sujeitos a fatores ambientais, como calor ou radiação, os materiais geralmente envelhecem, o que muda sua microestrutura e, conseqüentemente, suas propriedades mecânicas. Este envelhecimento é, em geral, um precursor de falhas mais graves, como fissuras macroscópicas”, declara o pesquisador.

Elineudo explica que as técnicas convencionais de ultrassom usadas para verificar descontinuidades em peças e estruturas são analisadas por um inspetor humano. A nova técnica vai permitir extrair informações não captadas por esse tipo de inspeção. “Essa degradação faz com que o material perca as propriedades mecânicas desejadas, o que pode resultar em prejuízos ambientais e financeiros”.

Sobre a repercussão internacional do artigo, Elineudo diz ser muito gratificante ver o trabalho reconhecido após três anos dedicados à pesquisa. “Espero obter bons resultados nas próximas etapas”, afirma.

O artigo foi publicado originalmente na Physical Review E número 87. Paulo Normando e Romão Nascimento são ex-bolsistas de Iniciação Científica do Centro de Ensaios Não Destrutivos (Cende) da UFC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais.

A parceria com o professor André Vieira começou quando o pesquisador ainda integrava o Cende como bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto “Desenvolvimento e caracterização de ligas metálicas de elevada resistência à corrosão para enfrentar os novos desafios da indústria do petróleo e gás”, do Cende, recebeu apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) por meio do Edital 09/2010 – Funcap/CNPq – Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem). O coordenador do projeto é o professor Lindberg Lima Gonçalves.