Professor da Unifor premiado pela Microsoft Research

16 de abril de 2013 - 13:47

O professor Nabor das Chagas Mendonça está entre os 16 premiados na quarta edição do Software Engineering Innovation Foundation Awards 2013 (SEIF 2013), premiação do grupo de Ciência da Computação da Microsoft Research Connections. Nabor é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A premiação da Microsoft tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa em sua fase inicial, e tem como principais critérios de seleção o potencial de impacto da pesquisa e a experiência prévia do proponente na área do projeto. O SEIF 2013 contou com um dos prêmios dedicado a projetos de pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras.

O projeto elaborado pelo professor Nabor, intitulado “Cloud Detours: Non-Intrusive Code Transformations to Support Automatic Software Adaptation to the Cloud”, propõe soluções automatizadas para apoiar a migração de software e aplicações para o novo paradigma da computação em nuvem. Ele competiu com outras 140 propostas de diversas partes do mundo.

“O projeto já está em pleno desenvolvimento. Recentemente, eu e os outros pesquisadores envolvidos no projeto tivemos nossa primeira reunião, na qual definimos o nosso cronograma de trabalho e as atividades a serem realizadas nas próximas semanas”, afirma o professor. Além de Nabor, fazem parte do projeto um aluno do Mestrado em Informática Aplicada da Unifor, Michel Vasconcelos, e dois pesquisadores da FIC, o professor Paulo Henrique Maia e o aluno de Sistemas de Informação Davi Monteiro.

De acordo com o pesquisador, o projeto foi concebido originalmente como um possível tema de pesquisa para um de seus alunos de mestrado. A intenção dele foi elaborar uma proposta competitiva e que estivesse dentro das linhas de interesse da Microsoft. “Além disso, como um dos prêmios seria exclusivamente para projetos de pesquisadores brasileiros, achava que as minhas chances seriam um pouco melhores do que se tivesse que disputar com todo mundo. Mas, sinceramente, não esperava estar entre os ganhadores, o que me deixou bastante feliz com o prêmio”, disse.

Segundo Nabor, que concorreu ao prêmio pela primeira vez, a Microsoft incentiva os pesquisadores premiados para que disponibilizem publicamente os resultados de seus projetos, para maior benefício da comunidade acadêmica bem como de empresas e organizações em geral.

O premiado é bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e Ph.D. em Computação pelo Imperial College London, da Inglaterra.

Outro brasileiro premiado é Marcelo d’Amorim, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o projeto “Human-Centric Test Generation”. A lista completa com os projetos premiados em 2013 está disponível no endereço http://research.microsoft.com/en-us/collaboration/focus/cs/seif.aspx

Cada um dos vencedores receberá US$ 25.000 da Microsoft Research Connections, valor que será repassado diretamente à instituição na qual o projeto será executado, na forma de um auxílio de pesquisa a ser administrado pelo seu proponente.