Primeira visita guiada ao Observatório Astronômico da Uece será na sexta-feira (5)

3 de abril de 2013 - 16:05

A primeira visita guiada ao Observatório Astronômico Otton de Alencar da Universidade Estadual do Ceará (Uece) será realizada nesta sexta-feira (5), das 18h30 às 21h . A visita é gratuita e os interessados em participar devem dirigir-se ao local às 18h. A aquisição de equipamentos para o observatório, localizado no Campus do Itaperi, próximo à clínica veterinária, foi feita por meio do Edital do Programa de Popularização da Astronomia Funcap/CNPq 04/2010.

A programação da visita de observação conta com visualização dos planetas Júpiter e Saturno e de nebulosas por meio de telescópio. Além da sessão de observação dos astros com instrumentos, haverá ainda um momento de observação e identificação de constelações, bem como uma palestra curta sobre os objetos que serão observados.

Os guias serão os alunos do curso de Física da Uece, Luidhy Santana, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e Diego Max, bolsista da Uece. A palestra sobre os objetos que serão observados será proferida por Felipe da Costa Gomes, enquanto e o momento de identificação das constelações será realizado por Rafael Albuquerque, ambos estudantes de Física da Uece.

De acordo com o bolsista da Funcap, as atividades de observação deste mês fazem parte do Global Astronomy Month (GAM 2013). “Esse mês foi escolhido pela Astronomers Without Bordes (Astrônomos Sem Fronteiras) para realizar atividades simultâneas com relação à Astronomia em várias partes do mundo”, afirma.

Mais informações sobre o GAM 2013 no site da Astronomers Without Borders.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Uece