Especialização em Engenharia de Software da Uece com inscrições abertas

1 de abril de 2013 - 16:28

Estão abertas as inscrições para a sexta Turma da Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O curso oferece 40 vagas e terá início em maio, com 18 meses de duração. Para inscrever-se e conhecer mais sobre o curso lato sensu, os interessados devem visitar o site www.uece.br/ees. As inscrições estão abertas até o dia 14 de abril de 2013.

A especialização tem por objetivo fornecer uma visão sistêmica e atualizada da área de Engenharia de Software, enfocando o desenvolvimento de sistemas por meio da discussão de aspectos conceituais, do estudo de metodologias e técnicas usadas neste desenvolvimento, da apresentação e discussão de normas e padrões de qualidade.

“Adicionalmente, o desenvolvimento de soluções baseadas em Padrões de Software será estimulado por meio de apresentação dessa tecnologia como ferramenta fundamental na documentação e reutilização de soluções comprovadamente bem sucedidas no processo de desenvolvimento. Desta forma, possibilitando o aprimoramento do processo de desenvolvimento de software por parte dos alunos do curso”, informou o coordenador, professor Jerffeson Teixeira de Souza.
Dentre as várias tecnologias destinadas a auxiliar o processo de desenvolvimento de sistemas, o uso de Padrões de Software tem sido considerado, tanto no meio acadêmico como no ambiente profissional, um instrumento fundamental de garantia de qualidade e produtividade no desenvolvimento de projetos de software, de acordo com o professor.

Essa tecnologia fornece um vocabulário comum para expressar soluções e uma linguagem para relacioná-las. Na comunidade de desenvolvimento de software, padrões permitem a criação de uma biblioteca de soluções para ajudar na resolução de problemas de desenvolvimento recorrentes. Além de seu caráter tecnológico, padrões de software ajudam na criação de uma cultura de documentação e reuso de “boas práticas” no processo de desenvolvimento de sistemas computacionais.

Serviço:

6ª Turma da Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software

Inscrições: até 14 de abril no site www.uece.br/ees

Período de Seleção: 18-19/04/2013

Divulgação dos Candidatos Selecionados: 22/04/2013

Mais informações: no site do curso ou pelos telefones (85) 8552.8252 ou (85) 3101.9776, com Marycelia

Fonte: Assessoria de Imprensa da Uece