Prêmio Para Mulheres na Ciência 2013 com inscrições abertas

26 de março de 2013 - 14:13

Incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio de auxílio financeiro. Esse é o objetivo do Prêmio Para Mulheres na Ciência 2013, realizado pela empresa L’Oréal Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio.

Podem participar da oitava edição brasileira da premiação pesquisadoras das áreas de ciências biomédicas, biológicas e da saúde, ciências físicas, ciências matemáticas e ciências químicas. Cada profissional vencedora recebe bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil. O programa, lançado em 2006, já contemplou 47 jovens cientistas no país, distribuindo mais de R$ 1,9 milhão em bolsas.

O tema deste ano é “O mundo precisa de ciência, a ciência precisa de mulheres” e serão selecionadas sete pesquisadoras para receberem apoio em projetos científicos de alto mérito. Os projetos devem ser desenvolvidos durante 12 meses em instituições nacionais e as bolsas-auxílio destinam-se a pesquisadoras que tenham concluído o doutorado a partir de 01/01/2007.

O júri é presidido pelo professor Jacob Palis, presidente da ABC, e conta com um especialista da Unesco, um da L´Oréal e oito pesquisadores membros da academia. Entre eles está Marcelo Viana, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Acesse o site do programa.

Com informações da Agência Fapesp