Recife sediará Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Ciência

15 de março de 2013 - 16:50

Pela primeira vez, o Fórum Mundial da Ciência (World Science Forum – WSF), que ocorre a cada dois anos, terá lugar fora da Hungria e será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, deste ano, no Rio de Janeiro. O fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o International Council for Science (ICS), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Science for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A edição 2013 do Fórum Mundial de Ciência terá como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Global”. Para sua organização, o Fórum conta com a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013, criada no final de 2011, formada por representantes de 12 entidades do setor de C, T & I (MCTI, ABC, SBPC, MRE, MEC-CAPES, CNPq, FINEP, CGEE, ANDIFES, CONSECTI, CONFAP e Escritório da Unesco no Brasil), que tem como missão a preparação, programação temática e coordenação institucional do Fórum.

Pela importância do evento, as entidades deliberaram por realizar 7 Encontros Preparatórios (EP’s), ao evento principal, em diferentes capitais brasileiras [São Paulo (1ºEP – agosto 2012), Belo Horizonte (2ºEP – setembro 2012), Manaus (3ºEP – novembro 2012) Salvador (4ºEP – dezembro 2012), Recife (5ºEP – abril 2013), Porto Alegre (6ºEP) e Brasília (7ºEP)], onde vêm sendo discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI, nos contextos nacional e internacional. Quatro temas transversais serão, porém, comuns aos 7 Encontros: (1) Educação em ciência; (2) Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; (3) Ética na ciência; (4) Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O 5º Encontro Preparatório, que será realizado em Recife, tem como tema central “Oceanos, Clima e Desenvolvimento”. O encontro – que contará, na abertura, com a conferência “Ciência e Tecnologia como Política de Estado” do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Sergio Rezende – será realizado no Auditório Central do Campus Regional Tecnológico do MCTI, na Cidade Universitária, nos próximos dias 15 e 16 de abril, sob os auspícios da Representação Regional Nordeste do MCTI (ReNE/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SECTEC) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Como é sabido, temos assistido nas últimas décadas um aumento significativo de estudos do comportamento do clima do planeta, com a constatação, cada vez maior, da importância dos oceanos nas variabilidades e possíveis mudanças do equilíbrio climático. Ao mesmo tempo, tendo em vista as dimensões continentais do Brasil e a diversidade de regimes climáticos e de biomas associados, fica evidente o potencial de contribuição do país para o entendimento das mudanças climáticas regionais (e globais).

O 5º. Encontro Preparatório de Recife pretende abordar diferentes combinações da trilogia “Oceanos, Clima e Desenvolvimento”, com ênfase na identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos, para o enfrentamento e adaptação às mudanças anunciadas, e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas. Trata-se, portanto, de uma reunião focal onde cada palestrante foi selecionado em função de sua experiência no assunto a ser abordado.

Ao final desse debate nacional sobre o papel da ciência no desenvolvimento global sustentável, os organizadores pretendem consolidar as proposições e principais conclusões em um documento que será divulgado antes da realização da reunião internacional no Rio de Janeiro.

Fonte: Núcleo de Divulgação do 5º EP-Recife do WSF