CNPq disponibiliza formulários para bolsas de Pós-Doutorado no Exterior na área de Saúde

11 de março de 2013 - 16:10

O Programa Ciência sem Fronteiras, em parceria com o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, disponibilizou, na última quarta-feira (6), os formulários para solicitação de bolsas no exterior na modalidade Pós-Doutorado no Exterior (PDE), especificamente para o desenvolvimento de pesquisas nos institutos norte-americanos. O objetivo da iniciativa é fomentar projetos de pós-doutorado nos Institutos e Centros do NIH, dentro das áreas prioritárias (Biociências e Ciências da Saúde). O NIH é uma instituição de suporte à pesquisa médica e estudos científicos que transformam novas descobertas em tratamentos de saúde.

A parceria, firmada em 2012, iniciou-se com a chamada 02/2012 – Chamada Pública para bolsas PDE-NIH. Devido ao interesse crescente dos NIH em receber estudantes brasileiros, assim como a aprovação pela Diretoria Executiva do CNPq, esse fomento deixou de ser Chamada Pública e passou a ser incluído no Calendário regular de bolsas no exterior do CNPq, o qual conta com três cronogramas anuais de submissão de propostas.

Os interessados devem encaminhar as propostas ao CNPq, por meio do site, preenchendo o Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Mais informações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq