Pesquisas desenvolvidas com apoio da Funcap serão temas de palestras nos Estados Unidos

8 de março de 2013 - 13:54

O professor do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), J. Albersio A. Lima, e a estudante de doutorado em Fitotecnia da UFC, Aline Kelly Queiroz do Nascimento, irão proferir palestras no Centro de Pesquisa de Agricultura do Havaí, nos Estados Unidos, na próxima terça-feira (12), sobre pesquisas desenvolvidas com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

De acordo com o professor Albersio, as palestras fazem parte do programa de visita às instituições de pesquisa do Havaí, atendendo a convite do Dr. Dennis Gonsalves e da Dra. Tracie Matsumoto. As palestras dão também continuidade ao Programa de Parceria Científica entre o Laboratório de Virologia Vegetal da UFC e a instituição de pesquisa do Havaí, que teve início com a visita dos pesquisadores estrangeiros ao laboratório da UFC em novembro de 2012. O Dr. Denis Gonsalves, diretor do centro de pesquisa norte-americano, foi responsável pela recuperação da cultura do mamoeiro devastada nas ilhas do Havaí pelo temível vírus da mancha anelar (Papaya ringspot virus), no período de 1980 a 1997.

“Espera-se, a partir desta visita, dar início a um intercâmbio científico, com a ida de outros pesquisadores e estudantes àquele estado norte-americano. A continuidade desta parceria irá possibilitar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, com a participação de pesquisadores do nosso laboratório e a equipe cientifica da área de virologia vegetal do Havaí. A par dos benefícios para o agronegócio cearense, a parceria irá contribuir, fortemente, para o treinamento complementar de pesquisadores e estudantes cearenses”, comemora Albersio.

Na oportunidade, o professor irá proferir a palestra intitulada “Papaya lethal yellowing virus in Brazil: virus properties, methods of diagnosis and control ” (Vírus do amarelo letal do mamoeiro no Brasil: propriedades, métodos de diagnose e controle). A estudante de doutorado Aline Kelly proferirá palestra sobre o novo método de diagnose de vírus de plantas desenvolvido no Laboratório de Virologia Vegetal da UFC : An indirect ELISA kit for plant virus diagnosis (Novo Kit sorológico para diagnose de vírus de plantas).

As pesquisas são resultados da proposta do PRONEX/FUNCAP/FCPC: Inovação e Excelência em Identificação e Controle de Vírus de Plantas no Ceará, coordenado pelo professor Albersio, bolsista Pesquisador 1-A do CNPq e coordenador também do Laboratório de Virologia Vegetal da UFC.

O novo kit de diagnose de vírus de plantas faz parte das pesquisas da estudante de doutorado. O método envolve a técnica de ELISA (Enzyme linked immunosorbent assay), um método imunoenzimático para identificação de vírus. De acordo com o professor Albersio, o produto desenvolvido no laboratório da UFC é altamente sensível e evita a introdução de vírus ativos para serem usados como controle, o que acontece com outros kits desenvolvidos e comercializados por empresas americanas.

Os kits comercializados e os antissoros específicos para diagnose de vírus de planta custam em torno de $100 a $200 o militro, segundo o professor. “O desenvolvido no nosso laboratório já foi validado com vírus de diferentes culturas e poderá ser comercializado em breve. Ele será mais barato e a grande vantagem é que os kits existentes usam um vírus ativo para ser usado como controle, enquanto no nosso, o vírus segue aderido à placa de ELISA, estando, assim, inativado”, afirma.

Segundo o pesquisador, a grande desvantagem do vírus ativo é que ele pode ser introduzido num pais ou região onde ainda não existe e, por algum descuido, escapar do laboratório para as plantas da região. “O maior entrave na comercialização é a falta de estrutura ou instituição adequada para tanto. Já recebemos encomendas de um laboratório de indexação de vírus de planta do Rio Grande do Sul coordenado por um colega, mas não sabemos ainda como a comercialização poderá ser realizada”, declara o professor.

Para Aline Kelly, o apoio da Funcap é de grande importância para o desenvolvimento das atividades de pesquisa realizadas no laboratório. “Assim como eu, outras estudantes de doutorado e mestrado em Fitotecnia da UFC que desenvolvem suas pesquisas sob orientação do professor Albersio têm sido beneficiadas com o apoio financeiro do convênio, tanto em relação à aquisição de reagentes como de equipamentos necessários para o desenvolvimento das pesquisas”.

De acordo com a estudante, outro ponto importante do apoio é a contribuição para a formação técnica cientifica das bolsistas integrantes do projeto por meio de participação em congressos e cursos.