Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará contarão com núcleo de apoio à gestão da inovação

8 de março de 2013 - 16:39

Até 2014, o Núcleo apoiará pelo menos 80 empresas a desenvolverem capacidades de gestão da inovação, novos produtos, serviços e processos

Será lançado na próxima segunda-feira (11) o Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI-CE), voltado para as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Ceará. O NAGI é uma iniciativa pública federal, por meio do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação (PRÓ-INOVA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Ceará, o núcleo é coordenado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Nordeste (CTI-NE).

Na ocasião, serão apresentados os objetivos do NAGI-CE e como usufruir dos benefícios oferecidos, tais como capacitação para inovação, diagnóstico, modelo de negócio e desenvolvimento de projetos de inovação para empresas participantes. A meta é auxiliar, até 2014, pelo menos 80 (oitenta) empresas a desenvolverem e aumentarem suas capacidades em gestão da inovação, a fim de que consigam conduzir projetos estratégicos relevantes para o desenvolvimento do Estado, com impacto em diversos setores da economia.

Outro benefício que as empresas poderão utilizar é o Observatório de Inovação, cuja finalidade é subsidiar as empresas com inteligência competitiva, por meio de monitoramento de informações do mercado e tendências tecnológicas alinhadas às trajetórias das empresas cearense e à sua acumulação de capacidade de inovação.

O evento contará com palestra de Virgínia Duarte (Gerente do Observatório SOFTEX – Campinas – SP), que abordará tema: Perspectivas futuras para o setor de TIC. O SOFTEX é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), no qual contribui para a excelência do software brasileiro, e tem como um dos principais objetivos a consolidação da região como pólo de alta tecnologia. Deste modo a palestrante expandirá suas experiências ao publico sobre o mercado de TIC nacional.

Serviço:

Evento: Lançamento projeto NAGI – CE
Local: Auditório da SECITECE (Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará)
Endereço: Av. Dr. José Martins Rodrigues, número 150, bairro Edson Queiroz
Data: 11/03/13
Horário: 15h

Contatos para mais informações: (85) 9973.0030 e observatorio@itic.org.br

Fonte: Equipe do NAGI/Observatório de Inovação