CNPq oferece bolsas no exterior de doutorado e pós-doutorado na área de saúde

5 de março de 2013 - 14:11

Continuam abertas até o próximo dia 28 de março as inscrições para bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado para a realização de estudos no Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. As áreas contempladas são as de Doenças Metabólicas, Doenças Tropicais e Negligenciadas, Doenças Infecciosas, Doenças Respiratórias, Processos Inflamatórios e Imunologia, Biofarmaceutica, Biologia Computacional, e Novas tecnologias. As bolsas serão concedidas no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras e terão duração de até 12 meses, para Doutorado Sanduíche, e de até 24 meses para Pós-Doutorado.

Os estudos e pesquisas serão realizadas nos laboratórios da multinacional da área farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). O acordo entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a GSK, assinado em outubro de 2011, visa promover a participação em pesquisas conjuntas por meio da concessão de bolsas de estudo destinadas à formação de pesquisadores no exterior. O objetivo do laboratório é estabelecer uma cooperação duradoura com instituições locais da área de saúde, tendo como foco pesquisas em doenças infecciosas, metabólicas e respiratórias.

Para esta Chamada, o CNPq disponibilizará até 15 bolsas para estudantes e pesquisadores interessados em realizar parte de suas pesquisas em um dos laboratórios da GSK. A avaliação dos candidatos será em quatro etapas: i) enquadramento das propostas pela Área Técnica do CNPq; ii) avaliação por consultores Ad hoc; iii) avaliação por Comitê Julgador; e iv) avaliação pelo GSK.

A avaliação da GSK consistirá em entrevista com a equipe da GSK, que definirá em qual laboratório – Estados Unidos, Reino Unido e Espanha – os candidatos aprovados desenvolverão seus trabalhos.

Histórico – A primeira Chamada de Bolsas CNPq-GSK foi realizada em 2012, quando foram recebidas 22 propostas (09 SWE e 13 PDE), dentre as quais 13 foram recomendadas pelo Comitê julgador (08 SWE e 05 PDE). Todos esses candidatos foram entrevistados pelo GSK, o qual selecionou 07 candidatos – dois a mais do que tinha se comprometido, inicialmente, a receber.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas on line, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet está prevista para o mês de abril, assim como a implementação das propostas aprovadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq