Dois cearenses estão entre os 10 finalistas do Prêmio Professor Destaque

22 de fevereiro de 2013 - 13:03

Os professores Aparecido Luiz Bento e Fernando Nunes de Vasconcelos, profissionais da rede estadual em Missão Velha e Bela Cruz, respectivamente, estão entre os dez finalistas do Prêmio Professor Destaque, promovido pela Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia 2013, da Universidade de São Paulo (USP).

A premiação tem como objetivo reconhecer os esforços do professor na orientação e acompanhamento de estudantes realizando projetos de ciências ou de engenharia. Além disso, objetiva construir uma base de compartilhamento de experiências comprovadas, com professores de diferentes partes do país.

No vídeo de apresentação enviado à Febrace, Aparecido Luiz Bento, professor efetivo na Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim desde 2003, diz sempre ter gostado de trabalhar com projetos de pesquisas, “pois acredito que, quando o aluno participa ativamente da busca pela aprendizagem, este conhecimento adquire maior significado”.

Desde 2009, Aparecido trabalha no laboratório de ciências da escola, segundo ele, procurando desenvolver projetos de forma interdisciplinar. “Acredito na força do conhecimento para abrir caminhos, libertar pessoas e nos levar a lugares nunca imaginados” afirma.

Fernando Nunes de Vasconcelos, da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas, também em vídeo enviado à Febrace, conta já ter participado de diversos eventos nacionais e internacionais com seus alunos, trazendo algumas premiações na bagagem. “Como professor pesquisador, defendo que a indagação, a busca e a pesquisa fazem parte da prática docente. Dessa forma, realizo um trabalho voltado para essa temática, que tem como objetivo aproximar a teoria da prática, garantindo, assim, um aprendizado significativo. Tenho transformado nossa escola em um verdadeiro laboratório de pesquisa”, declara.

Os professores orientadores e coorientadores de projetos finalistas da Febrace serão convidados para assistir a apresentação dos 10 professores selecionados, no próximo dia 14 de março, das 9h às 12h, e poderão votar no profissional para o Prêmio Professor Destaque.

A avaliação dos selecionados terá como base a quantidade de votos dos colegas orientadores e coorientadores, além do desempenho dos estudantes orientados pelos professores durante a avaliação de projetos na Febrace.

O anúncio do vencedor será durante a cerimônia de premiação e encerramento da Febrace 2013, no dia 16 de março.

Veja os 10 finalistas (listagem em ordem alfabética):

1. ADALGISA REIS MESQUITA – Barbacena, MG

2. APARECIDO LUIZ BENTO – Missão Velha, CE

3. FERNANDO NUNES DE VASCONCELOS – Bela Cruz, CE

4. GEILSON DE ARRUDA REIS – Imperatriz, MA

5. GILBERTO LUIS SOUSA DA SILVA – Abaetetuba, PA

6. JEAN MARY FACCHINI – Jaraguá do Sul, SC

7. JOSÉ EVERTON PINHEIRO MONTEIRO – Umarizal, RN

8. JOSINEIDE PANTOJA DA COSTA – Igarapé-miri, PA

9. MARIA ISABEL DA COSTA BANDEIRA – Jaraguá do Sul, SC

10. THIAGO RAFALSKI MADURO – São Mateus, ES

Saiba mais sobre os projetos orientados pelos professores: http://febrace.org.br/professor-destaque/

Com informações da Assessoria de Comunicação da Seduc