Pesquisador cearense participa de programa da Nasa

19 de fevereiro de 2013 - 16:16

O sonho de participar de um programa espacial da Nasa se tornou realidade para um cearense apaixonado por Astronomia desde os 14 anos. O pesquisador e astrônomo Valmir Martins de Morais controlou uma câmera digital especial (Nikon D2Xs) montada a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para fotografar e estudar a Terra a partir de uma perspectiva única: do espaço.

Coordenador da Estação Astronômica PieGise, em Juazeiro do Norte (CE), Valmir realizou a atividade no período de 29 de janeiro a 1° de fevereiro de 2013, utilizando senhas de acesso fornecidos pelo projeto educacional e científico ISS EarthKAM da Nasa

“Em dezembro de 2012, enviei à coordenação da missão EarthKAM uma proposta de uso da câmera instalada na ISS e solicitei minha participação na edição 2013. Em 25 de janeiro, o controle da missão confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser feito daqui de Juazeiro do Norte”, comemora.

Foi necessário um treinamento de mais de 10 horas para aprendizado dos procedimentos necessários para a participação no projeto. Após o treinamento, o pesquisador acessou o sistema do controle da missão e acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da Nasa. Além disso, analisou imagens infravermelhas da Terra (geradas por satélites) para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava melhor posicionada, com o objetivo de obter imagens de regiões sem nuvens. Os dados dos locais desejados foram enviados para direcionamento da câmera ao servidor de arquivos na Universidade da Califórnia, em San Diego, na California, nos Estados Unidos.

“Por meio de programadores do Johnson Space Center da Nasa, os dados foram transferidos para o computador na ISS, onde as imagens foram obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414 km acima da superfície da Terra. De lá, foram transmitidas novamente para o controle da missão, que as enviou para mim”, explica. As imagens obtidas comporão acervo que será doado à Universidade Regional do Cariri (Urca) para projetos do curso de Geografia. Já foram disponibilizadas pela Nasa 122 imagens.

O projeto

O projeto ISS EarthKAM (sigla para Earth Knowledge Acquired by Middle school students, ou Conhecimento da Terra adquirido por estudantes do ensino médio, em tradução livre) é um programa de extensão educacional da Nasa. Ele é direcionado a estudantes, professores e cientistas que, por meio da Internet, controlam e captam imagens da Terra a partir de uma câmera instalada na ISS.

As imagens são usadas para apoio no ensino e pesquisas de ciências da Terra, ciência espacial, ciência ambiental, geografia, estudos sociais, matemática, comunicação e até mesmo arte. O projeto é financiado pela Nasa e operado por uma parceria entre a Universidade da Califórnia, Johnson Space Flight Center, Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, na Califórnia, Technical Education Research Centers (Terc) – uma organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science.

Entidades de 12 países participaram da missão ISS 13-01 da EarthKAM. Ao todo, 383 instituições puderam controlar a câmera da ISS para obter imagens exclusivas da Terra (relação em https://earthkam.ucsd.edu/mission). No Brasil, apenas a Estação Astronômica coordenada pelo juazeirense, integrou o projeto.

O pesquisador

Valmir Martins já participa de outros programas da Nasa e coordena no Brasil eventos internacionais de divulgação astronômica, como a World Space Week (Semana Mundial do Espaço) e o concurso “Cassini – Scientist For A Day”, da própria Nasa.

A Estação PieGise, localizada no bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte, é uma entidade astronômica sem fins lucrativos. Criada em 2005, suas finalidades principais consistem na realização de pesquisas e observações astronômicas, em colaboração aos programas desenvolvidos por instituições do Brasil e exterior, e na divulgação da Astronomia e das ciências afins para a população do Cariri Cearense. O nome PieGise é uma homenagem do pesquisador às duas filhas: Pietra e Gisele.

As atividades da Estação astronômica foram reiniciadas após uma paralisação de dois anos. “De 2010 a 2012, fui contratado, mediante bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), para gerir por dois anos as atividades do projeto do Núcleo de Astronomia do IFCE de Juazeiro do Norte. Com o encerramento das bolsas e das atividades do Núcleo em janeiro de 2013, as ações de pesquisas e difusão da Astronomia na região passaram a ser novamente realizadas pela Estação”, afirma.

Confira as imagens obtidas pelo pesquisador:
http://astropiegise-ultimasobservacoes.blogspot.com.br/2013/02/pesquisador-juazeirense-controla-camera.html

Acesse a página do projeto: https://earthkam.ucsd.edu/

Acesse o blog da Estação PieGise: http://astro-piegise.blogspot.com.br/

Entrevista com o pesquisador e astrônomo Valmir Morais
O astrônomo durante a execução do projeto– Quando e como começou o interesse pela Astronomia?
Meu interesse pela Astronomia começou ainda em 1980 – eu tinha 14 anos e estava concluindo o primeiro grau. Na época, já morava na cidade de Juazeiro do Norte. Era um “devorador “ de livros com temática espacial e um colecionador de artigos astronômicos. Nutria, como hoje, uma verdadeiramente paixão pela Astronomia, e comecei a procurar fazer parte daquele mundo de ciência só visto nas manchetes.

Escrevia dezenas de cartas por mês para cientistas – que hoje são meus colegas na área – solicitando informações, boletins astronômicos, materiais para a construção de instrumentos e, principalmente, orientações sobre como colaborar em suas pesquisas. Em1983, passei a fazer observações do Sol com o intuito de obter o número de manchas solares para um observatório em São Paulo. O registro das manchas maiores, algumas com área maior que a própria Terra, era divulgado no mural da escola onde estudava, a Escola de 2º Grau Governador Adauto Bezerra.

– O que na Astronomia mais chama sua atenção?
Não é a busca pelo que é misterioso, ou a beleza dos céus que me chama a atenção na Astronomia, embora essa beleza também me fascine. Mas a pesquisa em si, seu processo de coleta de dados, a
observação que produz o resultado para a resolução do mistério que é visto.

Hoje, busco como inserir as informações, obtidas desses dados, no cotidiano das pessoas, para esclarecê-las, fazer com que se aproximem da ciência, ajudá-las a compreender o universo que nos cerca e mostrá-las como a ciência é necessária às suas/nossas vidas.

– Na sua opinião, o que é necessário para se tornar um astrônomo?
Curiosidade, paciência, compromisso – o céu não espera por ninguém –, determinação, objetividade, espírito colaborativo – saber trabalhar em equipe é fundamental –, e muito, muito estudo faz de você um excelente candidato para atuar junto à Astronomia.

– Quais dicas você daria para quem tem interesse em participar de projetos da Nasa?
A Nasa e as demais agências espaciais, e outras grandes instituições astronômicas em todo o mundo, contam sempre com programas científicos de difusão da Astronomia voltados para estudantes, professores e pesquisadores interessados. Os projetos são geralmente abertos para o público local, e pouco divulgados externamente. Mas há de se ter em conta que as instituições gostam de colaboração internacional.

Isso ajuda a propagar a ciência e, por conseguinte, suas atividades institucionais junto a uma parcela maior da população. Para se chegar aos projetos o primeiro passo é inscrever-se nos web sites dessas organizações para o recebimento de newsletters, ou boletins. A partir daí, acompanhar o lançamento dos programas voltados para a sua classe de pesquisa e solicitar a participação, apresentando projetos com proposições que apresentem igualdade nos objetivos da instituição e que constem a necessidade de cooperação para sua realização.

Contato: Valmir Morais
Telefone: (88) 8838-4008 e (88) 9619-9757
E-mail: valmirmmorais@yahoo.com.br