Raupp anuncia investimentos em laboratórios e biotecnologia

7 de fevereiro de 2013 - 13:05

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, anunciou que o governo federal pretende investir na consolidação de um programa voltado para a área de biotecnologia e equipar o sistema federal de ensino para o fortalecimento da pesquisa. “Não faltará dinheiro para essas prioridades”, afirmou Raupp, após a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), na quarta-feira (6), em Brasília.

“A presidenta [Dilma Rousseff] solicitou um programa para a biotecnologia, pois isso é crucial para o desenvolvimento do país, e vamos fazer”, enfatizou. “Outro ponto que ela colocou foi sobre a expansão das universidades. Para que o aprendizado não seja efetuado apenas à base de giz e discurso teórico, nós devemos prover laboratórios como infraestrutura básica para todo esse processo. Isso todos nós defendemos, assim como a comunidade científica.”

Segundo o ministro, o objetivo é ampliar a pesquisa científica e criar núcleos de inovação associados aos institutos de ensino e pesquisa, o que foi incumbido ao MCTI e ao Ministério da Educação (MEC). “Isso para que eles tenham capacidade de dialogar com as problemáticas das várias regiões e contribuam diretamente para a implementação da cultura de inovação no país. Sendo assim, são necessários laboratórios. Não resolveremos essa questão apenas com sala de aula”, disse.

Para potencializar a rede de pesquisa já existente no país, foi mencionada a necessidade de que ela seja transformada em multiuso e aberta: “Os laboratórios devem ser acessíveis para indústria, instituições de pesquisa e universidades”.

O titular do MCTI citou como exemplo o setor de radiofármacos, que seria beneficiado pela interação entre pesquisadores e a utilização de infraestrutura conjunta, além de lembrar sobre a importância da aquisição do navio oceanográfico como exemplo da ampliação da infraestrutura existente no país. “A mineração no fundo do mar é uma questão chave para o governo”, reiterou.

Biotecnologia

Com relação ao programa de biotecnologia, a principal discussão no CCT foi sobre a regulação dos procedimentos, serviços e produtos, citada pelo ministro como o ponto a ser resolvido. “Temos que chamar os representantes do Ministério da Saúde e da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ligada à pasta] para conversar e desenvolver uma proposta sustentável”.

Marco Antonio Raupp apontou, ainda, a necessidade de que algumas leis sejam revistas, para evitar que haja incoerências na prática do magistério: “Isso foi citado como ponto negativo e deve ser revisto”. O ministro comentou que reuniões semelhantes devem ocorrer a cada três meses, para definir as estratégias de ciência e tecnologia do governo, com a participação da presidenta.

Fonte: Ascom do MCTI