Cientistas laureados com Prêmio Nobel participarão de evento do Departamento de Física da UFC

1 de fevereiro de 2013 - 11:51

Os ganhadores do Prêmio Nobel em Química e em Física, Harry Kroto e Albert Fert, respectivamente, proferirão palestra no Workshop “Frontiers in Condensed Matter Sciences”, programado para os dias 9 e 10 de abril, em Fortaleza (CE). O workshop, a ser realizado pelo Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), vai ser organizado em comemoração aos 20 anos da primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC e também do estado. As inscrições estão abertas no site do evento (www.fisica.ufc.br/eventos2013) até 29 de março. A programação também está disponível no mesmo endereço eletrônico.

O professor Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador do evento e do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, explica que o workshop tem como objetivo discutir o estado da arte na Física da Matéria Condensada, incluindo os seguintes tópicos: semicondutores, supercondutividade, nanomateriais de carbono, cristalografia, eletrônica molecular, fenômenos complexos, dinâmica de fluidos, sistemas fora do equilíbrio, criticalidade quântica, dentre outros.

Além dos convidados já citados, participarão do encontro renomados cientistas nacionais e internacionais. Da lista fazem parte Mildred Dresselhaus (laureado com a Medalha Fermi e o Prêmio Kavli) e Eugene Stanley (Medalha Boltzman), dentre outros.

O coordenador destaca que a Pós-Graduação é referência internacional, avaliada pela Capes com conceito 6. O programa iniciou com a criação do curso de mestrado em 1976 e já foram formados 287 mestres. O curso de doutorado começou em 1987 e foram defendidas 131 teses, sendo a primeira tese defendida em 1993. Até janeiro de 2013, foram publicados em torno de 1.600 artigos em periódicos internacionais arbitrados.

O evento é realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Sobre os premiados

Harold (Harry) Walter Kroto é um químico britânico, professor da Universidade do Estado da Flórida. Em 1996, ganhou o Nobel de Química pela descoberta dos fulerenos, uma forma alotrópica do Carbono, assim como o diamante e o grafite. Atualmente, Kroto realiza pesquisas em nanociência e nanotecnologia.

Já o francês Albert Fert recebeu o Nobel de Física em 2007. O prêmio foi recebido pelo fato dele ser um dos descobridores do efeito de magnetorresistência gigante, que permitiu aos discos rígidos modernos superarem a barreira de gigabytes.

Mildred S. Dresselhaus é uma das pioneiras na pesquisa em nanociência e deu contribuições seminais na área de nanomateriais de carbono com ênfase nos nanotubos de carbono, fulerenos e grafeno. Em 2012, ela foi laureada com o Prêmio Kavli em nanociência, o maior prêmio nessa área de conhecimento.

Eugene Stanley é professor da Boston University e se destacou ao longo da carreira por suas contribuições interdisciplinares para a física, química e biologia. O professor Stanley recebeu a Medalha Boltzmann em 2004, concedido pela IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada), que é a premiação máxima da área de Física Estatística.

Mais informações: Professor Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador do evento e do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC. Telefone: (85) 3366.9906.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFC