ADUFC lança Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico

24 de janeiro de 2013 - 11:46

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) lançará nesta sexta-feira (25), às 19h, na sede do Sindicato, a primeira edição do Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico. O intuito da entidade é promover e valorizar o conhecimento produzido nas universidades federais do Ceará e estimular o interesse de estudantes e profissionais pela popularização da ciência, da tecnologia e da inovação.

O lançamento contará com a participação da professora Dra. Graça Caldas, do Mestrado em Divulgação Científica da Unicamp, que ministrará palestra sobre o Jornalismo Científico no Brasil. Graça Caldas foi Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) em duas gestões e é membro da ABJC, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Podem concorrer ao prêmio profissionais e estudantes de Jornalismo nas seguintes categorias: Jornal Impresso, Revista, Fotojornalismo, Reportagem de Televisão, Reportagem de Rádio e Internet. As inscrições acontecem até o dia 20 de abril de 2013. O edital já pode ser consultado no site da ADUFC.

O prêmio é uma homenagem ao professor Francisco José De Abreu Matos,falecido em 2008. Abreu Matos era Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1983 e referência nacional e internacional no estudo de plantas medicinais. Além de criador do projeto Farmácias Vivas, foi também coordenador do Laboratório de Produtos Naturais da UFC e Professor Catedrático de Farmacognosia e Química Orgânica.

Prêmio Click o Campus

Na mesma solenidade, a ADUFC lançará também o Prêmio Click o Campus de fotografia. O intuito é fazer um registro do cotidiano das universidades federais do Ceará através das lentes dos professores. Para esta premiação poderão concorrer apenas docentes da UFC e da UNILAB.

Fonte: Assessoria da ADUFC