MDA e Centec discutem parceria para realização do Pronatec Campo

18 de janeiro de 2013 - 16:35

O Pronatec Campo realiza cursos de educação profissional e tecnológica, beneficiando agricultores e comunidades do interior

A Secitece intermediou na tarde de ontem (17) um encontro para tratar do atendimento do Ceará às demandas do Pronatec Campo – programa de âmbito nacional destinado à educação no campo.

O programa é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC) para realização de cursos de educação profissional e tecnológica. No Ceará, a intenção é de que o Instituto Centec seja parceiro da iniciativa federal, beneficiando agricultores e comunidades do interior. Para este ano está prevista a formação de 2.044 jovens e adultos no Estado.

De acordo com o delegado federal do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra Oliveira, “a parceria entre a esfera federal e estadual tem o poder de alavancar o saber no campo”. Segundo ele, o montante destinado à qualificação pelo Pronatec no Ceará será custeado pelo MEC.

Na reunião, o diretor de Ensino e Pesquisa do Centec, Francisco Moreira de Menezes, disse que a instituição está preparada para iniciar a formação imediata de 420 pessoas. A estimativa inicial para realização desta primeira formação é de R$ 770 mil.

A próxima reunião, marcada para o dia 28 de janeiro, servirá para adequar as demandas do Pronatec ao que já é oferecido pelo Centec no interior, com o objetivo de alcançar a meta do MDA e MEC para este ano. No encontro será discutida ainda a grade curricular dos cursos.

O Centec possui ampla capilaridade pelo interior, estando presente em todos os chamados Territórios da Cidadania, locais que o Pronatec pretende atender, a saber: sertões dos Inhamuns/Crateús, Central e de Canindé; Sobral; vales do Curu e Aracatiaçu e Cariri.

Cursos

O objetivo do Pronatec é qualificar 30 mil jovens e adultos da agricultura familiar no País em 2013. Dentre os cursos oferecidos estão os de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agricultor Agroflorestal, Agricultor Familiar e Agricultor Orgânico. Há cursos nas áreas de bovinocultura e ovinocaprinocultura, bem como em outros segmentos destinados ao homem do campo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece