Universidade do Trabalho Digital inicia o ano com 300 novos estudantes

11 de janeiro de 2013 - 16:12

O ano de 2013 começa movimentado na Universidade do Trabalho Digital (UTD). A partir do dia 14 de janeiro (segunda-feira), serão iniciadas 13 novas turmas. Ao todo, estão matriculados 304 estudantes nos cursos – gratuitos – de Iniciação Digital, Aperfeiçoamento Digital, PHP, Web Design e Criação e Manipulação de Imagem.

São sete turmas do curso de Iniciação Digital e três turmas de Aperfeiçoamento Digital. Já os cursos de PHP, Web Design e Criação e Manipulação de Imagem possuem uma turma cada. As aulas serão realizadas na sede da UTD, que fica no prédio do antigo Cine São Luiz, no Centro.

A carga horária dos cursos variam de 30h/a a 80h/a, que será concluída no final de fevereiro. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de alcançar todos os públicos. A opção da UTD é pelo uso do Software Livre e na grade programática está presente a disciplina de empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho.

A UTD é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As atividades estão sendo executadas através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará.

“A inclusão digital é uma estratégia para se fazer a inclusão social. A certificação aumenta a capacidade de inserção no mercado de trabalho dos estudantes, e, mais que isso, incluem socialmente os recém-formados. Queremos formar futuros empreendedores, e não apenas empregados”, frisa o secretário René Barreira.

Com cursos nos níveis básico e avançado, a UTD está proporcionando formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como forma de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A iniciativa está facilitando a transição dos jovens entre a escola e o trabalho e ainda assegurando os direitos de acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Endereço:

UTD – Rua Major Facundo, número 500 (prédio do antigo Cine São Luiz), 10º a 13º andar, no bairro Centro

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece