Artigo: Os desafios da Funcap em 2013

4 de janeiro de 2013 - 13:03

“Foram concedidos novos 287 financiamentos para projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica”

O ano de 2012 foi um período difícil para o Ceará e para o Brasil do ponto de vista econômico. Para um, a seca. Para o outro, uma atividade econômica em ritmo aquém do esperado, resultando em um crescimento também aquém do previsto e necessário. A sociedade cearense, como não poderia deixar de ser, sofreu o impacto dos dois fatos.

A despeito do que se espera em anos “magros” e contrariando a lógica do subdesenvolvimento, o Governo do Estado, por meio da Funcap, aumentou significativamente seus investimentos em ciência, tecnologia e inovação em relação a 2011. Foram concedidos novos 287 financiamentos para projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica, cujas seleções foram feitas por meio de editais em parceria com a Capes, CNPq, Ministério da Saúde e Finep, com recursos próprios do Estado e do FIT. O resultado foi um investimento total de R$ 26,6 milhões.

Também por meio de editais foram concedidas 621 cotas de bolsas de mestrado, 314 de doutorado e 577 de iniciação científica, totalizando aproximadamente R$ 15 milhões investidos na formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica e o ensino superior.

Além disso, o Governo do Estado autorizou o reajuste dos valores das bolsas, conforme solicitamos, equiparando-os aos valores das agências nacionais. Ressalte-se que elas vêm sendo pagas no 1º dia útil de cada mês. Foram concedidas, ainda, em parceria com a Capes, CNPq e com recursos próprios, por volta de 100 bolsas para atração e fixação de doutores na Capital e no interior do Estado. Considerando apenas a Funcap, essas ações resultaram em um aumento de 21% nos investimentos do Governo Estadual em Ciência, Tecnologia e Informação (C,T& I) em relação a 2011.

Para 2013, os desafios da Funcap estão além da busca do uso efetivo dos recursos colocados à disposição pelos governos estadual e federal e da busca pela expansão desses recursos, uma vez que ambos são objetivos naturais de qualquer agência de fomento.

O maior desafio é a consolidação de sua estrutura interna, instrumentos de avaliação e programas. Vencendo-o, coloca-se a Funcap a serviço do Ceará, de forma perene, na busca de competitividade em todos os setores que envolvem a produção de conhecimento, tecnologia e inovação.

Um Ceará competitivo, com o auxílio da C,T& I, torna-se o mote para a estruturação da Funcap e para o fortalecimento de seus programas e instrumentos em 2013.

Haroldo Rodrigues

Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

imprensa@funcap.ce.gov.br

Artigo publicado no caderno de Opinião do jornal O Povo de hoje, 4 de janeiro de 2013.