Palestras sobre “o fim do mundo” e instrumentos astronômicos no Planetário Rubens de Azevedo

17 de dezembro de 2012 - 18:30

O Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará duas palestras nesta semana. Uma sobre “O fim do mundo”, na terça-feira (18), e outra sobre instrumentos utilizados na astronomia moderna, na quarta-feira (19). As palestras vão ser realizadas das 19h às 20h30, no auditório do planetário, com vagas limitadas.

O astrônomo e físico Carlos H. A. Andrade será responsável por proferir a palestra “O fim do mundo”. “As profecias maias estão corretas? Quais os prováveis destinos de nosso planeta? Poderemos ter alguma chance caso realmente aconteça algo? Quais as probabilidades de estarmos mesmo às portas do ‘Fim do Mundo’?” são alguns dos questionamentos a serem abordados na palestra do físico, também diretor do Observatório Municipal de Americana (SP) (OMA) e pesquisador da Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, no Peru.

A palestra “Além do que se vê: astronomia dos raios gama ao rádio” vai ser responsabilidade do professor Rafael Eufrásio. Rafael é cearense, doutorando e mestre em Física pela Catholic University of America, em Washington, nos Estados Unidos. Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Rafael trabalha desde 2008 como pesquisador assistente no Observational Cosmology Laboratory do Goddard Space Flight Center (em português, Centro de Voo Espacial Goddard) da NASA.

Ele mostrará a diversidade de telescópios e instrumentos utilizados na astronomia moderna, por todo o espectro eletromagnético, especialmente nos comprimentos de onda ultravioleta, óptico, infravermelho, microondas e rádio, com técnicas usadas no laboratório da NASA no qual trabalha.

De acordo com o professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário, a palestra do dia 18 tem sua importância informativa no que diz respeito à desmistificação “desses relatos recentemente veiculados nas mais diversas mídias sobre o fim do mundo, calendário Maia, explosões solares, etc. Na segunda palestra, no dia 19, o palestrante vai mostrar as mais modernas técnicas utilizada na observação astronômica e o avanço que isso trouxe para o conhecimento do universo” destaca.

As palestras fazem parte do Ciclo de Palestras 2012, realizado pelo Planetário Rubens de Azevedo com apoio do Governo do Estado do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Inscrições online: www.dragaodomar.org.br/planetario

Mais informações pelo telefone: (85) 3488.8639