Capes assina acordo que inclui instituições de ensino irlandesas no CsF

17 de dezembro de 2012 - 11:31

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, firmou acordo que inclui a participação de instituições de ensino superior irlandesas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O documento foi assinado na última sexta-feira (14) e prevê a oferta inicial de até 1.000 bolsas por ano na modalidade graduação sanduíche.

O embaixador e representante da Autoridade em Ensino Superior e das instituições de ensino superior participantes da Irlanda, H.E. Mr Frank Sheridan, também assinou o acordo. Os presentes discutiram, ainda, assuntos como a proficiência da língua inglesa e as áreas prioritárias do programa.

Ciência sem Fronteiras

Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 18 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. Este ano, o programa já concedeu mais de 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão.

O programa promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil por tempo determinado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Capes