Prazo para propostas ao Rhae Pesquisador na Empresa se encerra dia 28

13 de dezembro de 2012 - 13:50

Empresas brasileiras têm até o dia 28 de dezembro para apresentar propostas ao Programa Rhae Pesquisador na Empresa. A chamada pública, lançada em outubro, visa apoiar projetos que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no país por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas privadas, de micro, pequeno, médio e grande porte. O valor global estimado é de R$ 60 milhões.

Serão aceitas propostas de projetos de desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que visem ao aumento da competitividade das empresas por meio de: inovação; adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas; incremento, compatível com o setor de atuação, dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atendimento à relevância regional; e cooperação com instituições científicas e tecnológicas.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/Fundos Setoriais). Trinta por cento do valor se direciona a projetos cujos coordenadores estejam vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Isso inclui as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional, conforme a Lei 11.540/2007.

Os recursos serão destinados somente ao pagamento de bolsas e os projetos terão o valor máximo de financiamento de acordo com o período de desenvolvimento; sendo de até R$ 150 mil para projetos iniciais e de até R$ 400 mil para projetos em andamento na empresa. As demais despesas deverão ser de responsabilidade do proponente/instituição de execução do projeto, com valor mínimo da contrapartida de 20% do valor solicitado na proposta.

Envio de propostas

As propostas devem ser transmitidas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), exclusivamente pela internet, até as 18h (horário de Brasília) do dia 28 de dezembro de 2012. Os candidatos devem enviar o arquivo contendo o projeto, por intermédio do formulário de proposta online disponível na Plataforma Carlos Chagas. Acesse a Chamada Pública MCTI/Setec/CNPq 17/2012.

O programa Rhae foi criado em 1987 sob gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e execução do CNPq. Utiliza um conjunto de modalidades de bolsas de fomento tecnológico especialmente criado para agregar pessoal qualificado em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas, além de formar e capacitar recursos humanos que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico.

Em 2007, o CNPq e o MCTI iniciaram uma ação com o objetivo de fomentar projetos que estimulem a inserção de pesquisadores (mestres e doutores) nas micro, pequenas e médias empresas. O Programa Rhae passou a oferecer a Bolsa Fixação e Capacitação de Recursos Humanos – Fundos Setoriais (SET).

Fonte: Assessoria de Comunicação do MCTI