CNPq lança chamada em parceria com fundação belga

11 de dezembro de 2012 - 11:33

Como parte do acordo de cooperação institucional entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Pesquisa Flandres (FWO), da Bélgica, foi lançada a Chamada de Projetos CNPq-FWO Nº 52/2012, com investimento de R$ 1,5 milhão.

As propostas serão aceitas até o dia 24 de janeiro de 2013 e devem incluir projetos conjuntos de pesquisa, envolvendo grupos de pesquisa brasileiros e belgas, sendo obrigatória a submissão do mesmo projeto também na agência belga Fundação de Pesquisa Flandres.

As áreas temáticas contempladas incluem Biotecnologia; Microeletrônica; Nanotecnologia; Pesquisa Aeroespacial; Energia Nuclear; Ciências Ambientais; Ecologia; Ciências Agrárias; e Ciências da Saúde. Cada proposta aprovada receberá o valor máximo de R$ 200 mil, incluindo financiamento para custeio e bolsas nas modalidades de Doutorado Sanduíche (SWE) e Pós-doutorado (PDE), por meio do programa Ciência sem Fronteiras.

Mais detalhes sobre requisitos e procedimentos para submissão de proposta encontram-se no texto da Chamada, disponível aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq