Secitece participa da inauguração da Rede de Gestão Integrada de CT&I

5 de dezembro de 2012 - 11:30

Foi inaugurada na última terça-feira (4) a Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação. A plataforma reúne as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), através da estrutura da rede Ιpê – rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho.

O evento foi realizado em Brasília com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp; do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Nelson Simões; e do presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Sena.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Barreira, juntamente com o secretário adjunto, Almir Bittencourt, participaram da inauguração, bem como os demais secretários de Estado de C&T do País, por meio de videoconferência.

Para René Barreira a rede é de extrema importância, no sentido de integrar os sistemas estaduais de C&T. “A integração permite consolidar e fortalecer um sistema nacional de C&T”. A nova plataforma conectará as secretarias, facilitando a comunicação e ampliando a participação dos gestores estaduais na elaboração de políticas e programas. Além disso, poderá ser usada para treinamento de pessoal, reduzindo ainda os custos com reuniões.

À época em que foi presidente do Consecti (gestão 2009-2010), René Barreira encaminhou ao MCTI o projeto de criação da rede, que é fruto de um trabalho conjunto do Consecti, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do MCTI.

Odenildo Sena, presidente do Consecti, destacou a rede como um instrumento para a aproximação dos gestores. O ministro Marco Antonio Raupp prestou sinceros agradecimentos à RNP, organização social supervisionada pelo MCTI responsável por planejar e manter a rede Ipê – rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho, que é a infraestrutura utilizada na nova Rede de Gestão Integrada de CT&I.

O ministro disse estar emocionado ao ver todos secretários conectados, reunidos na discussão de projetos comuns. Ele enfatizou que a nova plataforma é um símbolo de uma política feita em conjunto. “Queremos trabalhar em um ambiente de total cooperação e a rede é mais um elemento para a nossa integração”.

Com a Rede de Gestão Integrada de CT&I poderão ser apoiados ainda projetos de fomento à universalização de acesso à internet e de busca de soluções alternativas com base em dispositivos que possibilitem estimular e incrementar a aplicação de novas tecnologias para o desenvolvimento do País.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece