Faculdade de Veterinária da Uece vence Prêmio Capes de Tese pela terceira vez

30 de novembro de 2012 - 11:44

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) outorgou o Prêmio Capes de Tese 2012 da área de Medicina Veterinária a Roberta Nogueira Chaves, pela tese “Efeito do fator de crescimento do nervo (NGF), fator de crescimento de fibroblasto-10 (FGF-10) e insulina sobre o desenvolvimento in vitro de folículos pré-antrais caprinos”, defendida em 2011.

O orientador foi o professor José Ricardo de Figueiredo, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e a coorientadora foi a professora Maria Helena Tavares de Matos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O Prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado.

“Foi uma emoção muito grande quando recebi a notícia que minha tese havia sido escolhida entre tantas outras para representar a Medicina Veterinária no Prêmio. Ele é uma forma de reconhecimento ao desempenho acadêmico e serve de incentivo para que novas pesquisas de qualidade alavanquem nosso Estado”, afirmou Roberta.

Esta é a terceira vez que uma tese defendida por um aluno da Faculdade de Veterinária da Uece é agraciada com a premiação. Em 2008, a vencedora foi Maria Helena Tavares de Matos, com o trabalho “Cultivo in vitro de folículos pré-antrais caprinos utilizando Ácido 3-Indol-Acético (IAA), Fator de Crescimento Fibroblástico-2 (FGF-2) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH)”. O orientador também era o professor José Ricardo de Figueiredo.

Em 2006, Alexandre Rodrigues Silva foi o ganhador na área de Medicina Veterinária, com a tese “Criopreservação de sêmen canino diluído em Tris: avaliação morfológica, funcional e de suas interações com oócitos homólogos”, e tinha como orientadora a professora Lúcia Daniel Machado da Silva. “Daqui para frente, pretendo continuar contribuindo com a pesquisa científica e se possível com a formação de novos acadêmicos. Aproveito para agradecer ao meu orientador, José Ricardo de Figueiredo, e aos colegas do laboratório pelo auxílio e incentivo, e dedicar esse prêmio à minha família”, comentou Roberta.

Laboratório

O Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais (LAMOFOPA), do qual Roberta Nogueira Chaves e o professor Ricardo de Figueiredo fazem parte, é integrante do complexo laboratorial do PPGCV e da Rede de Pesquisa Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Ovarianos Pré-antrais – Produção In vitro de Embriões (MOIFOPA-PIV) Brasil.

A principal atividade da equipe de pesquisadores é promover o desenvolvimento da biotécnica de Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Ovarianos Pré-antrais, também conhecida como ovário artificial. As principais linhas de pesquisa desenvolvidas são: isolamento folicular, conservação (resfriamento e congelação) e cultivo in vitro de oócitos inclusos em folículos pré-antrais, com ênfase em ruminantes domésticos.

As pesquisas desenvolvidas são patrocinadas, principalmente, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Capes. A produção in vitro do primeiro embrião caprino do mundo a partir de oócitos oriundos de folículos pré-antrais crescidos e maturados in vitro é resultado das pesquisas do LAMOFOPA, que possui, ainda, parceria com laboratórios nos Estados Unidos, França, Bélgica e Holanda.

O laboratório participou do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) da Funcap em 2006 e 2008. “No ano passado, obtivemos o segundo lugar na premiação da Capes. O nosso laboratório vem sendo apoiado pela Funcap há alguns anos e, certamente, gostaríamos de agradecê-la por esta conquista”, afirmou o professor. “Considerando a dificuldade que o Nordeste enfrenta para desenvolver pesquisa original e de qualidade, receber esse prêmio comprova que com o incentivo indispensável dos órgãos de fomento nós podemos mostrar como nossas instituições e profissionais são qualificados” complementou Roberta.

Premiação

A cerimônia de entrega dos prêmios será em Brasília, no dia 13 de dezembro, na sede da Capes, às 18h. Na ocasião, será divulgado o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese Edição 2012, que seleciona, dentre as ganhadoras do Prêmio Capes de Tese, a melhor em três grupos de grandes áreas. Mais informações no site do Prêmio Capes de Tese (http://www.capes.gov.br/premiocapesdetese).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Uece