MCTI lança programa Start-up Brasil nesta quinta-feira

29 de novembro de 2012 - 15:48

O Brasil está se consolidando como um polo mundial de novos empreendedores e start-ups. Com o objetivo de apoiar as empresas nascentes de base tecnológica no país, o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lança nesta quinta-feira (29) o programa Start-up Brasil.

O lançamento, em São Paulo, terá a presença do ministro Marco Antonio Raupp, do secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil/MDIC), Maurício Borges.

Na ocasião, o ministro Raupp lança também o edital que selecionará as empresas aceleradoras que participarão do programa. Para acelerar o desenvolvimento das empresas nascentes de software e serviços, o Start-up Brasil contempla o apoio com marketing e vendas, suporte legal e outros serviços de auxílio ao empreendedor, além de suporte financeiro. Até 2015, serão contempladas 150 start-ups. O investimento do governo na ação é de R$ 40 milhões e faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior).

De acordo com o Start-up Ecossystem Report 2012, a capital paulista é o 13º melhor ecossistema do mundo e o principal local no Brasil para o surgimento dessas empresas. Segundo o relatório, do Start-up Genome Project, as principais dificuldades das empresas recém-criadas no Brasil são semelhantes às encontradas no vale do Silício, como aquisição de clientes, construção do produto, financiamento e formação de equipe.

Serviço

Evento: lançamento do programa Start-up Brasil

Data: 29 de novembro

Horário: 14h30

Local: Hotel Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150, São Paulo

Fonte: Assessoria de Imprensa do MCTI