Funcap, Sebrae e Fiec discutem diretrizes para novo Edital Pappe no valor de R$ 6 milhões

26 de novembro de 2012 - 13:46

Discutir as diretrizes a serem tomadas na elaboração do próximo Edital do Programa de Apoio à Pesquisa na Pequena Empresa (Pappe) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Esse foi o objetivo de uma reunião realizada na sede da Funcap, na manhã da última sexta-feira (23), que contou com a presença de empresários representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), além de pesquisadores.

Na ocasião, foram discutidas algumas características dos editais PAPPE anteriores e algumas mudanças em estudo, tais como temas prioritários, modalidades de contrapartidas de empresas e sistema de avaliação e submissão de propostas.

A iniciativa da Finep de trazer o Sebrae para atuar fortemente em toda a execução do programa Tecnova, incentivou a Funcap a produzir um diagnóstico sobre a efetividade dos atuais formatos de edital, em conjunto com o próprio Sebrae, Fiec, Adece, empresários e pesquisadores.

O objetivo é elaborar um edital que permita aumentar a demanda qualificada e, consequentemente, leve a uma plena utilização dos recursos disponibilizados. A Funcap planeja obter a chancela da Finep para o lançamento do novo Edital Pappe ainda em dezembro de 2012, com o valor de aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Participaram da reunião o presidente do Conselho de Tecnologia da Fiec e membro do Conselho do Sebrae e do Conselho Superior da Funcap, Francisco Lima Matos, o presidente da Câmara Setorial da Fruticultura da Adece, João Teixeira Júnior, e o pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e membro do Conselho Superior da Funcap, Tarquinio Prisco.