Pesquisadores da Funceme apoiados pela Funcap apresentam seminário

12 de novembro de 2012 - 17:05

Estão sendo divulgados trabalhos apoiados pela Funcap em áreas como meteorologia, meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, energia e tecnologia da informação

Pesquisadores que atuam na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) por meio de bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) estão reunidos no “I Seminário Funceme de Desenvolvimento Científico-Tecnológico” para divulgar os desenvolvimentos realizados em 2012. Os trabalhos são voltados, principalmente, para as questões do Nordeste Brasileiro. A programação do evento teve início nos dias 5 e 6 de novembro e continua hoje (12) e amanhã (13), no auditório da Funceme, na Avenida Rui Barbosa, número 1246, bairro Aldeota.

No evento, com programação organizada por área temática, os bolsistas terão oportunidade de apresentar os objetivos, metodologia e resultados de suas pesquisas. O evento é aberto ao público, sendo iniciado sempre às 14h.

Relevância

Atualmente, a FUNCEME não pode ser vista como uma instituição de ciência e tecnologia pura, uma vez que sua missão não se restringe somente ao desenvolvimento de pesquisa, mas também à promoção de sua aplicação. Nesse sentido, vem conduzindo pesquisas e estudos específicos no âmbito de convênios com diversos órgãos de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Dentre estes órgãos estão ministérios, secretarias e instituições que atuam em Tempo e Clima (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Instituto Nacional de Meteorologia – INMET), nos setores de recursos hídricos (Agência Nacional de Águas – ANA, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS), meio ambiente (Ministério do Meio Ambiente- MMA, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE), agricultura (Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA), energia (Secretaria de Infra-Estrutura, Centro de Energias Alternativas – CENEA/UFC), defesa civil (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, Ministério da Integração Nacional – MI, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Fortaleza).

Grande parte das informações e produtos gerados através dessa rede tecnológica encontra-se disponível aos usuários na homepage da Funceme (www.funceme.br). Vale salientar que os diversos resultados de pesquisas e informações geradas pela Funceme têm subsidiado os tomadores de decisão no planejamento de ações nas áreas de recursos hídricos, agricultura, meio ambiente, defesa civil e outras.

Serviço:

I Seminário Funceme de Desenvolvimento Científico-Tecnológico

Data: 12 e 13 de novembro de 2012

Local: Auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)

Hora: 14h às 17h

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme. Telefone: (85) 3101.1099