Fortaleza sedia 2º Workshop Nanotecnologias no dia 21 de novembro

12 de novembro de 2012 - 18:24

Aproximar o meio empresarial da nanotecnologia e mostrar as possibilidades reais da sua aplicação nos mercados e para a garantia da competitividade das empresas. Esse é um dos objetivos do 2º Workshop Nanotecnologias: Da Ciência ao Mundo dos Negócios, a ser realizado no dia 21 de novembro, em Fortaleza (CE). O secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Adalberto Fazzio, e o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Flávio Plentz, participam do evento.

A coordenação é do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, organização social supervisionada pelo MCTI), em parceria com o MCTI, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI/MDIC) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A ideia dos organizadores é também mostrar os instrumentos de incentivo e financiamento disponíveis para o setor privado e apresentar casos de sucesso de empresas que já investem em nanotecnologias utilizando esses instrumentos.

O encontro visa dar sequência ao 1º Workshop, que foi realizado em São Paulo, em 2011, e reuniu mais de 300 participantes, incluindo pesquisadores, empresários e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas relacionadas. A capital cearense foi escolhida devido à ascensão do setor metal-mecânico e do complexo de saúde na região Nordeste. A expectativa é que o evento contribua para estimular a interação entre as empresas e os institutos de ciência e tecnologia como estratégia para impulsionar o desenvolvimento da nanotecnologia na região.

A nanotecnologia se destaca por ser uma plataforma tecnológica inovadora de natureza transversal, por atuar na fronteira do conhecimento, com capacidade de impactar praticamente todos os setores econômicos que demandam desenvolvimentos tecnológicos e inovadores. O segmento permeia diferentes áreas e pode ser incorporado nas linhas de produção e/ou nos produtos desenvolvidos de variados setores produtivos como energia, saúde, farmácia, recursos hídricos, petroquímica, agronegócio, eletroeletrônica, química fina, defesa, aeroespacial e automobilística.

Três segmentos

Para o 2º Workshop foram priorizados três segmentos: metal-mecânica, saúde e alimentos. Os palestrantes foram selecionados considerando a atuação e experiência na área de nanotecnologia, incluindo aí pesquisadores, empresários e representantes do governo. O evento é aberto ao público e gratuito.

O coordenador-geral Flavio Plentz, participa da abertura. Em seguida, o secretário substituto Adalberto Fazzio profere palestra sobre a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia. No período da tarde, uma das apresentações será feita pelo técnico Marcelo Nicolas Camargo, do Departamento de Operações da Finep – Agência Brasileira da Inovação, que falará sobre os instrumentos de fomento da agência. Confira a programação.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do CGEE. Telefone: (61) 3424.9667

Fonte: Assessoria de Comunicação do MCTI