Semana Mundial do Espaço acontece até o dia 10

5 de outubro de 2012 - 18:16

Maior evento internacional público dedicado ao ambiente espacial, a “Semana Mundial do Espaço” teve início ontem (4) e segue até o dia 10 de outubro, com comemorações em mais de 50 países. Coordenada pelas Nações Unidas com o apoio da World Space Week Association (WSWA), a iniciativa conta com uma equipe global de coordenadores nacionais, que organizam eventos em seus respectivos países.

No Brasil, a Semana Mundial do Espaço é coordenada desde 2011 pelo pesquisador e divulgador da Astronomia, Valmir Martins de Morais, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) que atua no Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Juazeiro do Norte.

“A edição de 2012 tem como tema ‘O Espaço para a segurança e proteção do homem’, escolhido para celebrar as muitas maneiras como os satélites de navegação, observação e telecomunicações melhoram nossa vida diária e ajudam a preservar o meio ambiente”, explicou Valmir.

A expectativa do pesquisador cearense e da própria coordenação da World Space Week Association é de que o número de eventos realizados em todo o Brasil em 2012 ultrapasse os 50. Segundo ele, na última edição da Semana Mundial do Espaço, em 2011, foram realizados 667 eventos em 52 países. O Brasil, sob sua coordenação, destacou-se por contribuir com 39 eventos efetivados em praticamente todas as regiões.

“Uma quantidade sem precedentes, maior do que a soma dos eventos produzidos no País nos últimos oito anos de campanha e ineditamente superior ao número de realizações nos Estados Unidos, país sede da Semana”, afirmou.

O número de eventos no Brasil em 2011 também superou os realizados por países da Europa, já tradicionalmente colaboradores em campanhas internacionais de divulgação das ciências espaciais, tais como Espanha, Itália, Alemanha e Portugal.

Atividades

O Núcleo de Astronomia do IFCE-Juazeiro, com a colaboração da Funcap, deu início à programação da Semana na manhã do dia 4 de outubro. O Sol com seus agrupamentos de manchas gigantescas – uma delas com área coberta na superfície solar equivalente a quatro planetas Terra -, foi a maior atração da observação pública com telescópio.

Para a observação do astro-rei foi utilizado um filtro solar especial, o Baader Astro SolarTM, adquirido com recursos da Funcap, por meio de projeto de divulgação científica aprovado pela Instituição. Acoplado ao telescópio motorizado Schmidt-Cassegrain de 203 mm de abertura, o filtro permitiu a observação visual do Sol com segurança.

Estudantes, professores e outros interessados também puderam contemplar, de forma inédita e em pleno dia, os planetas Vênus e Mercúrio – invisíveis durante o horário da observação sem um intrumento óptico.

Painéis fotográficos integrantes da exposição“Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang”, com imagens do Sol, da Lua e de planetas do Sistema Solar captadas por telescópios e sondas espaciais, estavam em exibição no local.

As observações públicas prosseguem em frente ao Auditório Kariris do Campus Juazeiro do IFCE nos dias 5 e 8 de outubro, das 9h às 12h. Já nos dias 9 e 10, o Núcleo de Astronomia deslocará o telescópio Celestron para a EEFM Figueiredo Correia, no bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte. Na escola, das 9h às 12h, a equipe do Núcleo dará seguimento às observações solares e dos planetas Vênus e Mercúrio, colocando à disposição os painéis da referida exposição, que relata a evolução do Universo, do Big Bang ao futuro.

Como participar

Astrônomos amadores e profissionais, educadores e alunos, diretores e coordenadores de instituições de pesquisa e ensino, associações, grupos e clubes de astronomia e de planetários e todos os entusiastas da Ciência são convidados a participar da Semana Mundial do Espaço.

Para isso, basta realizarem e registrarem no site da World Space Week 2012 quaisquer eventos relacionados ao assunto, tais como: sessão pública de observação com telescópio; concurso de desenho ou redação; palestras; lançamento de foguetes; exposição fotográfica com imagens espaciais e sessão especial no planetário.

Sobre o evento

Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas em 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço comemora dois eventos marcantes da era espacial.

São eles: o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, que abriu caminho para a exploração espacial, em 4 de outubro 1957; e a assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes, em 10 de outubro de 1967.

Mais informações e o registro de atividades no site oficial do evento: http://www.worldspaceweek.org.