N-Astro promove Noite Internacional de Observação da Lua em Juazeiro

28 de setembro de 2012 - 13:50

O Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Juazeiro do Norte (N-Astro IFCE) participou, no último sábado (22), da edição 2012 da “Noite Internacional de Observação da Lua”, realizada na Praça Feijó de Sá/Giradouro, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará.

Único núcleo astronômico do Ceará cadastrado no evento internacional e um dos dois em todo o Nordeste, o N-Astro IFCE conta com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio de recursos oriundos de projetos que garantiram a aquisição de instrumentos utilizados para pesquisa e divulgação da Astronomia e de ciências afins, e do financiamento ao corpo de apoio técnico para implementação da iniciativa.

Na noite do dia 22, que teve como tema “Sob a mesma Lua”, dois dos telescópios do Núcleo de Astronomia, sendo um deles motorizado, ficaram à disposição do público em Juazeiro. A ação reuniu crianças, idosos, casais de namorados, esportistas, profissionais da área de Comunicação e famílias inteiras, que puderam observar – pela primeira vez ao telescópio -, a grande variedade de acidentes do crescente lunar, tais como pequenas e gigantescas crateras, montanhas e mares secos.

As pessoas estavam bem entusiasmadas! Algumas colocavam o celular à ocular do telescópio para registrar, como recordação e para compartilhamento nas redes sociais, a bela imagem captada pelo instrumento”, destacou o integrante do Núcleo de Astronomia e bolsista da Funcap, Valmir Morais.

Além de ser um momento voltado à observação do único satélite natural da Terra e para o
compartilhamento do atual conhecimento científico sobre esse astro, a “Noite Internacional de Observação da Lua” – celebrada com 577 eventos em 49 países -, foi uma justa homenagem ao primeiro homem a pisar em solo lunar, Neil Armstrong, falecido no dia 25 de agosto deste ano.

Segundo Valmir Morais, a família do astronauta fez um pedido a todos que desejassem o homenagear, que seria “honrem seu exemplo de serviço, de sucesso e de modéstia e, da próxima vez que caminharem sob uma noite clara e observarem a Lua, sorriam e pensem que Neil Armstrong pisca para vocês”. Desta forma, durante o evento em Juazeiro do Norte foram incontáveis as piscadas para a Lua! “A equipe do Núcleo e o público presente na praça, juntos com todos os povos e sob a luz da mesma Lua, aproveitou a noite e piscou para o astronauta Neil Armstrong”, relata Morais.

Admiradores da Lua

O “International Observe the Moon Night” é idealizado pela Astronomical Society of the Pacific &
Nasa Night Sky Network (com membros em 70 países); EU-Universe Awareness (divisão europeia do Programa UNAWE global); Google Lunar X Prize (competição financiada pelo Google que objetiva desafiar e inspirar engenheiros e empresários de todo o mundo para desenvolver métodos de baixo custo para exploração espacial robótica); Lunar and Planetary Institute (instituto de pesquisa que fornece serviços de suporte para a Nasa e para a comunidade de ciência planetária, gerido pela Universities Space Research Association); Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer; Lunar Quest Office (programa da Nasa Marshall Space Flight Center); Lunar Reconnaissance Orbiter Education and Public Outreach; Moon Mappers e Nasa Lunar Science Institute.

Participante oficial do evento, o N-Astro IFCE de Juazeiro foi criado no dia 21 de maio de 2010 e disponibiliza, gratuitamente, telescópios e pessoal técnico a escolas públicas da cidade para eventos de observação astronômica. Mais informações sobre o Núcleo podem ser obtidas no site http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/.

Com informações do N-Astro IFCE.