Simpósio Nacional de Jornalismo Científico recebe inscrições

27 de setembro de 2012 - 13:26

Com o tema “Política científica e política tecnológica: o que a mídia tem a ver com isso?”, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) promove, nos dias 28 e 29 de novembro, o II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, no Centro de Convenções da Universidade, situada em Campos dos Goytacazes (RJ).

Durante o evento, estudiosos, profissionais e estudantes da área de Comunicação – além de cientistas e futuros cientistas das mais variadas áreas -, debaterão temas relevantes para o fortalecimento das políticas científicas e tecnológicas nacionais, bem como terão a oportunidade de conferir a apresentação de trabalhos acadêmicos e participar de minicursos.

Para a abertura do Simpósio está programada a palestra “Por que o cientista agora tem que se comunicar?”, proferida por Ildeu de Castro Moreira (MCT). Na sequência, acontece a mesa-redonda “Quem deve ter voz em deliberações sobre política científica?”, com participação da editora do Jornal da Ciência, Renata Dias, de Graça Caldas (Labjor/Unicamp), e do moderador Gustavo Smiderle (jornalista / Gerência de Comunicação da Uenf).

A programação do primeiro dia termina após a palestra “O caráter político da ciência e da comunicação sobre ciência”, apresentada pela coordenadora do Canal Ciência – portal de divulgação científica e popularização da ciência do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -, Lena Vânia Ribeiro Pinheiro.

Já no dia 29, está prevista a mesa-redonda “Articulações possíveis entre políticas científico-tecnológicas federais, estaduais e municipais”, com as presenças de Cidoval Moraes de Sousa (UEPB), Cilene Victor (diretora de Redação da Revista Com Ciência Ambiental) e de representante da Faperj, sob moderação do diretor de Informação e Comunicação da Uenf, Vanildo Silveira. Em seguida, será realizada a palestra “O sistema de embargo no jornalismo científico”, proferida por Sofia Moutinho (Ciência Hoje).

O encerramento do II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico acontece após a mesa-redonda “Jornalismo científico em mídias regionais: como pôr ciência no cardápio dos leitores”, que contará com a participaçao de Vitor Menezes (Associação de Imprensa Campista) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (CCH/Uenf), sob moderação de Fúlvia D’Alessandri (jornalista / gerente de Comunicação da Uenf).

Inscrições

As inscrições e submissões de resumos para apresentação oral durante o evento podem ser feitas até o dia 30 de setembro, por meio do site: http://uenf.br/eventos/simposiojc2012/. Já as inscrições para os minicursos “Divulgação científica em astronomia” (Adriana Oliveira Bernardes), “Vídeos educativos-científicos e as novas tecnologias do cinema (Ronaldo Novelli) e “Pesquisadores e jornalistas: uma parceria necessária” (Bárbara Zagnelli) poderão ser feitas entre os dias 5 e 9 de novembro.