Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta produção cearense à população

21 de setembro de 2012 - 17:59

Com o tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, será promovida, de 15 a 21 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012), quando serão realizadas e estimuladas em todo o País atividades de difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto.

Nesse sentido, acontecerão debates em escolas, universidades, comunidades e locais públicos sobre os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

A SNCT 2012 será, ainda, uma oportunidade importante para se discutir nacionalmente os resultados e avanços da Rio + 20. No Ceará, a ideia dos organizadores é repetir o sucesso de mobilização verificado no ano passado, quando foram registrados, no site da Semana, 1.023 atividades, 32 eventos e a participação de 435 instituições do Estado.

A programação da SNTC em Fortaleza (CE) será concentrada na praça Luíza Távora, no período de 16 a 19 de outubro, das 9h às 18h. No local, instituições vinculadas à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Funcap, Nutec, Uece, UVA, Urca, Funceme e Centec) irão expor o que é produzido no Estado em C&T.

Ciência made in Ceará

Entre o material que poderá ser conferido pelos participantes do evento está uma antena para celular feita a partir de tampas de panela e um aquecedor solar confeccionado com garrafa pet. Novidades como essas foram criadas por estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino que participaram, neste ano, do projeto “Ceará Faz Ciência”.

Iniciativa inédita no Estado, o “Ceará Faz Ciência” é realizado pela Secitece junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia, identificar jovens talentosos e estimular o interesse pela área.

Nos meses de maio e junho desse ano, o projeto mobilizou 600 alunos do ensino fundamental, médio e técnico, em quatro regiões do Ceará: Litoral Leste, Região Norte, Cariri e Inhamuns. Desta realização itinerante, foram selecionados 100 trabalhos científicos expostos em feiras e mostras científicas. Os melhores trabalhos foram premiados em cerimônias regionais e recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho, a primeira versão do projeto superou as expectativas pela relevância científica dos trabalhos apresentados pelos alunos e seus professores e pela preocupação dos participantes em resolver problemas de suas comunidades.

“A antena para celular desenvolvida com tampa de panela por estudantes do distrito de Cajueirinho, na cidade de Bela Cruz, zona Norte do Estado, permitiu que a população desse distrito tivesse acesso às quatro principais operadoras que atuam na região, o que antes não tinha”, exemplificou Carvalho.

Durante a SNCT 2012 também serão apresentadas ações do projeto Ciência Itinerante, composto por uma equipe de monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, responsáveis por visitar escolas e participar de eventos, fazendo demonstrações de experimentos e oficinas científicas.

O encerramento da programação está agendado para o dia 19, com palestra do navegador Amyr Klink, empreendedor e escritor brasileiro que ficou conhecido por suas expedições marítimas, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, às 19h.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Brasil desde 2004 e tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros.

Mais informações sobre a programação desse ano no site do evento: semanact.mct.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece e do MCTI.