CNPq e FAPs recebem propostas para pesquisas ecológicas de longa duração

20 de setembro de 2012 - 14:12

Interessados em realizar pesquisas ecológicas de longa duração têm até o dia 31 de outubro para enviar suas propostas à chamada pública MCTI/CNPq/FAPs n°34/2012, que conta com a participação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A referida chamada se refere ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld) e contempla estudos que envolvam equipes multidisciplinares em sítios de referência onde são coletados dados em longas séries históricas, abrangendo temas como a composição e a dinâmica dos ecossistemas, entre outros.

Para participar, o candidato deve ter título de doutor, ser bolsista de produtividade do CNPq e possuir vínculo com a instituição executora do projeto proposto. A equipe técnica poderá ser constituída por pesquisadores, alunos e técnicos.

Recursos

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 6,9 milhões, oriundos do orçamento do CNPq e do MCTI. Além disso, elas podem receber aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) do seu Estado ou da Secretária Estadual de C&T, por meio de Acordo de Cooperação a ser celebrado entre as partes após o julgamento das propostas. No caso do Ceará, a Funcap integra a referida Chamada Pública. Confira aqui a íntegra do Edital.

Calendário

Lançamento da Chamada no Diário Oficial da União e na página do CNPq – 17/09/2012
Data limite para submissão das propostas – 31/10/2012
Divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet – A partir de 30/11/2012
Apoio às propostas aprovadas – A partir de 15/12/2012