Inscrições abertas para o concurso de teses sobre defesa nacional

18 de setembro de 2012 - 14:53

O Ministério da Defesa recebe inscrições, até o dia 19 de outubro, para o V Concurso de Teses sobre a Defesa Nacional. A iniciativa é destinada a mestres e doutores brasileiros e tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de pesquisas e estudos acadêmicos sobre defesa e segurança.

Os trabalhos mencionados devem ter sido aprovados entre 1º de janeiro de 2010 e 1º de agosto de 2012 em programas de pós-graduação stricto sensu, integrantes do sistema de avaliação de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A junta avaliadora será composta por pesquisadores de assuntos de defesa, professores universitários e representantes da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed).

O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de dezembro. Os vencedores serão divididos nas categorias de dissertações de mestrado e teses de doutorado. As melhores dissertações serão premiadas com R$ 10 mil (1º lugar), R$ 7 mil (2º lugar) e R$ 5 mil (3º lugar). As melhores teses por sua vez receberão R$ 12 mil (1º lugar), R$ 9 mil (2º lugar) e R$ 7 mil (3º lugar).

O concurso é promovido pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd) do Ministério da Defesa e visa valorizar teses e dissertações nas áreas das ciências humanas e sociais aplicadas relacionadas com as áreas de defesa e segurança nacional e internacional. Mais informações no site www.defesa.gov.br/projetosweb/teses.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq