Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em outubro

10 de setembro de 2012 - 17:51

Com o tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, será promovida, de 15 a 21 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012), quando serão realizadas e estimuladas em todo o País atividades de difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto.

Nesse sentido, acontecerão debates em escolas, universidades, comunidades e locais públicos sobre os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos se apresentam como fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Já a educação de qualidade é percebida enquanto um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

A SNCT 2012 será, ainda, uma oportunidade importante para se discutir nacionalmente os resultados e avanços da Rio + 20. Em Fortaleza, as atividades acontecerão de 16 a 19 de outubro, na Praça Luiza Távora.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Brasil desde 2004 e tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros. Mais informações sobre a programação desse ano no site do evento: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5391.html