Empresa Fotosensores: inovação que vem do DNA

30 de agosto de 2012 - 18:54

Apostando em uma tecnologia pioneira envolvendo sistemas de monitoramento eletrônico de trânsito, a Fotosensores começou a dar seus primeiros passos no ano de 1993, no Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, o Padetec. Na incubadora, o embrião que originou a empresa se fortaleceu, ganhando energia para enfrentar um ambiente competitivo e desafiador.

Para além do uso do fotosensor enquanto um objeto de simples registro de infrações, ao longo de quase duas décadas no mercado, a empresa definiu sua essência: trabalhar mais focada na gestão da informação do que propriamente no software e no equipamento de fiscalização eletrônica em si.

Tendo como objetivo contribuir para uma mobilidade urbana sustentável, baseada na reeducação de motoristas e cidadãos, e no apoio à administração pública dentro da gestão de informações, engenharia de tráfego e fiscalização das vias, a empresa – atualmente com unidades em Fortaleza, São Paulo e São José dos Campos (SP) –, destaca-se por suas soluções em sistemas de controle, monitoramento e mobilidade urbana, bem como no desenvolvimento de equipamentos.

“O fotosensor há muito deixou de ser apenas um equipamento de fiscalização, tornando-se a maior ferramenta de apoio a gestão da mobilidade urbana e da segurança do cidadão no trânsito. Cada vez mais, as soluções da empresa visam oferecer informações e dados para a gestão transparente e eficaz , conferindo aos gestores condições de entender a dinâmica do trânsito, identificar limitações nas vias e padrões de fluxo, diminuir o tempo de atendimento à ocorrências e fiscalizar de forma automatizada e inteligente”, garante o diretor de Tecnologia da empresa, Eurico Vasconcelos.

Nesse sentido, foi criado o Sistema de Controle e Monitoramento, central de alta tecnologia que permite monitorar, gerir e integrar remotamente e em tempo real todo o parque de equipamentos instalados em campo, facilitando a gestão e o planejamento das operações de trânsito.

Já o Sistema de Mobilidade Urbana, outro grande destaque da empresa, torna as viaturas de agentes de trânsito uma extensão das centrais de controle, oferecendo comunicação com a central e autonomia para ações imediatas de fiscalização e gerenciamento de ocorrências.

Apoio à inovação

Com o pioneirismo presente em seu DNA, a Fotosensores vem se reinventando, procurando sempre adotar iniciativas inovadoras. “Entendemos que os riscos e custos inerentes a projetos de inovação tecnológica, em geral, são altos, o que por vezes inviabiliza o investimento por parte das empresas, principalmente as que ainda não têm um processo de gestão da inovação implantado. Dessa forma, ter o apoio governamental, viabilizando financeiramente a realização desses projetos, é fundamental para que as empresas criem vínculos com a Academia, amadureçam internamente o processo de inovação, absorvam novas tecnologias e gerem produtos que as tornem competitivas”, considera Vasconcelos.

Para dar seguimento às suas ações, a empresa buscou apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), tendo sido agraciada em dois momentos. Em 2010, por meio do Edital Tecnologia da Informação do Estado do Ceará, garantiu recursos para um sistema de consultas e serviços para gestores e usuários das vias urbanas sobre o fluxo de veículos; no Edital do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado (FIT) de 2011, obteve apoio para um projeto que visa à pesquisa e o desenvolvimento de formas alternativas de alimentação elétrica adaptadas aos dispositivos de monitoramento eletrônico de trânsito e ambiental.

“O apoio dado pelos editais de subvenção possibilitaram que, junto com a pesquisa acadêmica, a empresa iniciasse esse projeto sustentável, o Fotoverde, que permitirá a operação dos equipamentos baseada em energia eólica e fotovoltaica, o que agrega valor à sociedade”, garantiu o diretor, ressaltando que atualmente a Fotosensores está presente em todo o território nacional, atendendo órgãos municipais, estaduais e federais.