Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação institui Conselho Superior da Funcap

23 de agosto de 2012 - 23:20

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, participou hoje (23), da solenidade de instalação do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE).

De acordo com os termos da Lei Estadual n°15.012/2011, cabe ao Conselho Superior a orientação geral da Fundação e as decisões maiores de sua política científica, administrativa e patrimonial.

Após a leitura do termo de compromisso e posse dos representantes do Conselho, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Barreira, representando o governador Cid Gomes naquela ocasião, declarou empossados todos os 19 membros, com mandato de dois anos.

Quatro desses integrantes são de livre escolha do governador do Estado e um é indicado por ele a partir de lista tríplice eleita por representantes do setor empresarial do Ceará. A composição inclui ainda um pesquisador representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); seis representantes de instituições de Ensino Superior sediadas no Ceará; seis representantes de órgãos técnicos vinculados ao Governo do Estado; e o próprio secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, que ocupa a Presidência.

“A Funcap é uma instituição que tem dado enorme contribuição para o fortalecimento do sistema de CT&I, garantindo a formação de professores doutores no Estado. A composição do Conselho Superior buscou garantir a representatividade dos três segmentos – Academia, Estado e Empresariado –, o que permitirá um trabalho integrado visando a um futuro ainda mais inovador”, destacou o secretário René Barreira.

Após a instalação do Conselho Superior da Funcap – cuja relação completa de titulares está disponível neste link, o presidente da Instituição, Haroldo Rodrigues, realizou a apresentação “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Ceará Competitivo”. Na oportunidade, foi traçado um panorama das
áreas de inovação e polos de competência no Estado, destacando os setores prioritários para o fortalecimento do segmento de CT&I, com objetivo de originar uma interface entre a estratégia local e a nacional, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Estou muito impressionado com a articulação entre as entidades executoras e com a visão do presidente da Funcap na organização dos projetos a serem discutidos com o MCTI. Está na hora de avaliarmos a melhor forma de fazer essa cooperação, integrando cada vez mais o Estado do Ceará”, ressaltou Raupp ao final das exposições dos representantes de órgãos governamentais presentes ao evento.

Conferência Científica

Durante a solenidade, ocorreu ainda o lançamento da 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação (UNCCD), evento que será promovido de 4 a 8 de fevereiro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará.

Segundo o ministro, após uma avaliação de diversas opções de local, o Ceará foi selecionado como a melhor alternativa para realizar a Conferência. “O Estado mais envolvido em entender o fenômeno da seca e a gestão de água sempre foi o Ceará. A escolha faz jus ao seu histórico de preocupação em compreender o processo para agir com antecedência e prevenir maiores danos”, considerou Raupp.