Ministro da CT&I instala Conselho Superior da Funcap

22 de agosto de 2012 - 15:08

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, participa amanhã (23), às 10:30h, de solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE), onde irá instituir o Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Cabe ao Conselho Superior, nos termos da Lei Estadual n°15.012/2011, a orientação geral da Fundação e as decisões maiores de sua política científica, administrativa e patrimonial. A estrutura é formada por 19 membros, com mandato de dois anos. Quatro desses integrantes são de livre escolha do governador do Estado e um é indicado por ele a partir de lista tríplice eleita por representantes do setor empresarial do Ceará.

A composição inclui ainda um pesquisador representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); seis pesquisadores de instituições de Ensino Superior sediadas no Ceará; seis representantes de órgãos técnicos vinculados ao Governo do Estado; e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, que ocupa a Presidência.

Conferência Científica

A instalação do Conselho Superior da Funcap ocorre logo após o ministro realizar o lançamento oficial da 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação (UNCCD), evento que será promovido de 4 a 8 de fevereiro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará.

De acordo com o ministro, após uma avaliação de diversas opções de local, o Estado foi selecionado como a melhor alternativa para realizar a Conferência, que será estruturada em torno dos dois temas: “Impactos econômicos e sociais da desertificação, da degradação do solo e da seca” e “Custos e benefícios das políticas e práticas abordando a desertificação, a degradação da terra e a seca”.

A agenda de Raupp em Fortaleza conta ainda com uma reunião de trabalho envolvendo gestores de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, a ser realizada na sequência. Na pauta, ações nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

-Visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp
Local: Gabinete do Governador – Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 505 – Meireles)
Horário: 10h30min