Unifor promove Encontro Internacional de Direitos Culturais

20 de agosto de 2012 - 15:02

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, promove, de 12 a 14 de setembro de 2012, o I Encontro Internacional de Direitos Culturais, com atividades no campus da Universidade e na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

O evento tem como objetivo envolver a comunidade acadêmica nos debates acerca dos Direitos Culturais, comparando experiências e reflexões sobre este ramo jurídico, bem como ampliar o intercâmbio entre juristas, pesquisadores e militantes brasileiros e de outras nacionalidades que atuam nessa área.

“Direitos Culturais são aquels afetos às artes, à memória coletiva e ao fluxo de saberes, que asseguram a seus titulares o conhecimento e uso do passado, interferência ativa no presente e possibilidade de previsão e decisão de opções referentes ao futuro, visando sempre à dignidade da pessoa humana”, definiu o organizador do Encontro e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Unifor, Dr. Francisco Humberto Cunha Filho.

Programação

Após a cerimônia de abertura do evento – marcada para o dia 12, às 19h, na Esmec -, será realizada a conferência “As relações entre o Direito e a Cultura”, com as presenças do professor Nelson Saldanha, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, autor de inúmeros estudos e livros sobre Filosofia jurídica, Antropologia filosófica, Sociologia do Direito, teoria do Direito e história constitucional, atualmente professor da Faculdade Damas da Instrução Cristã; e da professora Cláudia de Sousa Leitão, secretária da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, mestre em Sociologia do Direito pela Universidade de São Paulo, doutora em Sociologia pela Universidade de Paris Descartes e professora da pós-graduação da Uece.

Já nos dias 13 e 14 a programação se divide em palestras, lançamentos de livros, mesas redondas e grupos de trabalho, sendo realizada tanto na Esmec quanto na Unifor. Os interessados em participar como ouvintes poderão se inscrever gratuitamente, entre os dias 13 de agosto e 12 de setembro, havendo um limite de 300 vagas. Mais informações podem ser obtidas no site da Unifor e no e-mail: contato@direitosculturais.com.br.