UFC é 2ª do Brasil em aprovações no Projeto Jovens Talentos para a Ciência

17 de agosto de 2012 - 19:33

A Universidade Federal do Ceará foi a segunda instituição de Ensino Superior brasileira em número de bolsas aprovadas pelo Projeto Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em todo o Brasil, foram selecionados 4.791 alunos. Além de segundo lugar no Brasil, a UFC foi primeiro lugar no Nordeste, com 276 alunos contemplados, representando 5,76% do total de bolsas.

Um total de 77 mil estudantes, que ingressaram no primeiro semestre de 2012 em cursos de graduação em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o País, passou pelo processo seletivo, realizado em abril. Foram selecionados para receber bolsa no valor de R$ 400 por mês aqueles que obtiveram nota acima de 60 pontos no teste. As bolsas terão validade de 12 meses (agosto de 2012 a julho de 2013) e serão implementadas ainda neste mês.

Segundo o reitor da UFC, prof. Jesualdo Farias, o resultado alcançado no Programa Jovens Talentos para a Ciência mostra que a Instituição aparece, cada vez mais, no cenário nacional, através de várias ações. “Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já estamos entre as universidades do País mais procuradas pelos estudantes e, agora, somos a segunda universidade brasileira na conquista de bolsas do Programa. Em 2011, fomos a Universidade que mais enviou alunos de graduação para a França. Somos, também, a universidade brasileira que mais recebe estudantes de graduação africanos. Isso mostra a qualidade do nosso ensino e de nossos estudantes, sempre crescente. São dados qualitativos também, que mostram melhorias em nossa Instituição”.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – (Fone: 85 3366.9940)