Congresso Abipti 2012 começa hoje em Brasília

14 de agosto de 2012 - 19:23

Com o tema “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”, começa às 19h de hoje (14) e segue até o dia 16, o Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), no San Marco Hotel, em Brasília (DF). A abertura do evento contará com a presença do ministro de CT&I, Marco Antonio Raupp, que abordará a importância das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Já amanhã acontece uma das mesas redondas mais aguardadas do Congresso Abipti 2012, na qual irá se discutir o estágio atual e os principais desafios de PD&I nas empresas, bem como a importância das redes de institutos de pesquisa e de tecnologia. O debate reunirá o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sergio Rezende, o diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Ronald Dauscha, e o gerente executivo de Inovação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson de Oliveira Gomes.

Além das mesas redondas e palestras, o Congresso contará apresentação de 40 trabalhos científicos e de cases de sucesso de empresas que investiram em inovação. O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras irá relatar os desafios das EPDIs públicas, durante o primeiro case do evento. O segundo será da BioClone, companhia que nasceu do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia (Proeta) da Embrapa, em parceria com a Incubadora do Instituto Centec (Intece).

A empresa, que já foi beneficiada em editais da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), ficou incubada por dois anos, nos quais além de inovar recebeu dicas de gestão para caminhar com as próprias pernas. De acordo com o diretor executivo da BioClone, Roberto de Araújo Lima, a troca de conhecimento e a oportunidade de firmar parcerias serão as grandes contribuições do Congresso Abipti 2012. “Tudo o que a BioClone conquistou devemos a diversas parcerias e alianças que construímos. Esta será uma excelente oportunidade para ampliar a rede de contatos”, garantiu Lima, cuja palestra será na manhã do último dia do evento.

Para conferir a programação completa do Congresso ABIPTI 2012 e acompanhar sua transmissão ao vivo, acesse os sites www.abipti.org.br e www.agenciacti.com.br.

Com informações da Agência Gestão CT&I.