Incubada do Centec apresenta triciclo para cadeirante

30 de julho de 2012 - 14:48

Motivada pela necessidade do sobralense Messias, cadeirante que precisava de veículo para se locomover, mas não possuia dinheiro para adquirir um modelo convencional adequado às suas necessidades, a metalúrgica Art em Metal, empresa que há seis anos integra a Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece), criou o triciclo para cadeirante.

O veículo – motorizado, econômico e de baixo custo -, promete ajudar na mobilidade diária de pessoas com necessidades especiais e foi apresentado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) durante a Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva).

De acordo com o empreendedor Ricardo Araújo Gomes, os custos de manutenção são baixos, já que as peças utilizadas são de fabricação nacional. O triciclo se locomove a uma velocidade máxima de 40 km/h e roda até 150km com apenas 5 litros de gasolina. Outras vantagens destacadas pelo inventor são: o equipamento é leve, compacto, fácil de manobrar e estacionar e já vem com coberta e bagageiro.

O produto está atualemente disponível em dois modelos: com ou sem motor de partida. Já o custo varia de R$ 5 mil e R$ 6, 5 mil. “Nosso desafio agora é obter o credenciamento junto ao Detran, o que possibilitaria inclusive o financiamento dos veículos”, ressalta Ricardo.

O projeto foi desenvolvido em apenas um mês e contou com o apoio do Centec e da Secretaria de Saúde de Sobral, que financiou o primeiro modelo entregue ao Sr. Messias. A lista de pessoas interessadas em obter um triciclo aumenta a cada dia, mas o custo ainda é alto para boa parte dos cadeirantes.

Com informações da Secitece.