São Luís sedia reunião anual da SBPC

23 de julho de 2012 - 12:19

Cerca de 20 mil cientistas, pesquisadores e estudantes estão sendo esperados na cidade de São Luís (MA), que ontem (22) deu início à 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com mais de 180 encontros – divididos entre conferências, mesas redondas e minicursos, além de outras atividades, como reuniões de trabalho, assembleias e sessões de pôsteres –, o evento acontece no campus da Universidade Federal do Maranhão até o dia 27 de julho, com o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

A programação conta com discussões envolvendo as seguintes temáticas: economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, e educação.

“Trata-se de um dos maiores eventos científicos do Brasil com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas”, segundo a coordenadora geral da 64ª reunião e secretária-geral da SBPC, Rute Gonçalves de Andrade.

Entre os participantes estão o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pesquisadores e cientistas renomados como o israelense Daniel Shechtman, Prêmio Nobel de Química de 2011, além de diversos dirigentes das sociedades científicas.

Também faz parte da programação da Reunião Anual a EXPOT&C, considerada a maior mostra de ciência e tecnologia das Américas. Os principais institutos de pesquisas, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços estarão presentes.

Outros eventos paralelos são a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do Ensino Básico e Profissionalizante), a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais), a Sessão de Pôsteres e a Jornada Nacional de Iniciação Científica.

Fonte: SBPC