Diretoria da Funcap se reúne com Rede de Incubadoras de Empresas

20 de julho de 2012 - 13:48

Com o intuito de aproximar a Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC) e organizar um termo de referência para criação de uma chamada pública de projetos no âmbito do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), a Funcap organizou, na última sexta (13), reunião com os gestores das incubadoras, na sede da Fundação.

Durante o encontro – que contou com a participação de dez integrantes da RIC e da Diretoria da Funcap –, discutiu-se a importância da colaboração dos gestores nesse processo. “O FIT se destina à pesquisa realizada dentro de empresas, que deliberam onde aplicar os recursos. A Funcap não é o Fundo, o Fundo não é inovação em si, mas instrumento”, destacou o presidente da Fundação, Haroldo Rodrigues.

Com o objetivo de tornar os recursos mais próximos de seus tomadores e construir uma proposta conjunta para sua melhor distribuição, foi estabelecido um cronograma, no qual os gestores se comprometeram a entregar à Funcap, até 23 de julho, um termo em que haja convergência dos interesses.

O documento servirá de base para a construção da chamada pública, a ser posteriormente aberta ao recebimento de propostas. “Vale lembrar que o termo inicial vai ser refinado pela Fundação, mas o ideal é que seja conversado entre os integrantes e contemple o interesse de todas as incubadoras, abrigando as especificidades de cada uma”, destacou a diretora científica da Funcap, Cláudia Linhares.

Para Sueli Vasconcelos, técnica responsável pela Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece), a iniciativa representa uma grande oportunidade para a Rede. “A RIC precisa se manter atuante para promover e garantir maior eficiência à inovação no Estado. Nesse sentido, uma parceria forte como a da Funcap é de grande valor”, assegurou.